peoplepill id: wilhelm-ludwig-raban-von-mentzingen
WLRVM
1 views today
1 views this week
Wilhelm Ludwig Raban von Mentzingen

Wilhelm Ludwig Raban von Mentzingen

The basics

Quick Facts

The details (from wikipedia)

Biography

Wilhelm Ludwig Raban von Mentzingen (Menzingen, Grão-Ducado de Baden, 9 de fevereiro de 1827 - Iguassu, Brasil, 6 de junho de 1902), também conhecido como Barão Guilherme de Mentzingen, foi um nobre alemão, fazendeiro e agrimensor que viveu no Brasil na segunda metade do século XIX.

Origem

Nascido em Menzingen, no Grão-Ducado de Baden, em 1827, Wilhelm era membro da casa baronal dos Senhores de Mentzingen, tendo herdado de seus ancestrais o título de Freiherr (Barão). A família está inscrita no Almanaque de Gota – principal referência da alta nobreza européia desde o século XVIII – e ao menos em mais duas obras de referência das famílias nobres alemãs: Neues allgemeines deutsches Adels-Lexicon e Gothaisches genealogisches Taschenbuch der freiherrlichen Häuser.

Seus pais eram o Freiherr Christian Ernst von Mentzingen, nascido em Menzingen no ano 1790 e Maria Antoinette Carolina Heinriette von Leutrum, nascida em Augsburg, Baviera no ano 1794. Wilhelm era o filho mais novo do nobre casal. Tiveram ainda outros seis filhos, sendo: Otili (1816), Maria (1816), Hermann (1817), Mathild (1818), Constantin (1821) e Ernst (1823).

Vida no Brasil

Mudou-se para o Brasil por volta de 1850 e passou a residir no então município de Iguassu, próximo à freguesia de Santana das Palmeiras, localizada no topo da Serra do Tinguá, no estado do Rio de Janeiro. Ali adquiriu uma extensa propriedade de terra entre a freguesia e o município de Vassouras que chamou de fazenda Monte Ararat onde dedicou-se à produção agrícola de café, principal produto da região naquele período. Além da atividade agrícola, Wilhelm exercia a profissão de engenheiro agrimensor e tornou-se conhecido por sua notável habilidade..

Muitas referências em seu nome podem ser encontradas em diversos periódicos fluminenses impressos na segunda metade do século XIX, como o Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro (Almanaque Laemmert), o Jornal do Commercio, entre outros. As menções feitas são variadas: indicações de seus serviços como agrimensor e lavrador, citações elogiosas, comunicações de viagem e outros diversos relatos. . Era conhecido e referenciado nas publicações da época pelo equivalente idiomático de seu nome em português: Guilherme de Mentzingen.

No ano de 1877, organizou e liderou uma expedição com quarenta roçadores para abertura de um caminho na Serra do Tinguá onde seria feita uma excursão pelo então Príncipe Imperial do Brasil, o Conde d’Eu. Além da preparação do caminho foram erguidas instalações para a “dormida de Sua Alteza” Imperial. Concluiu no mesmo ano a medição da fazenda Monte Líbano, administrada pelo Barão de Paty do Alferes. Foi também um dos subscritores do abaixo assinado elaborado pelo Barão de Paty do Alferes, Francisco Peixoto de Lacerda Vernek, pedindo ao governo Imperial uma Paróquia para a freguesia de Santana das Palmeiras.

Algumas polêmicas envolveram a vida de Wilhelm no Brasil. Em certa ocasião, por exemplo, um feitor de sua fazenda possivelmente maltratou um escravo, de nome "Joaquim Mina", de maneira excessivamente rude - a economia da época era escravagista e a fazenda Monte Ararat explorava mão de obra escrava. Não é claro se a ação do feitor aconteceu sob ordens de Wilhelm.

Família e Descendência

Casou-se com a brasileira Antônia Maria dos Santos, por volta de 1857, com quem teve nove filhos, sendo eles: Guilherme (1859 - 1922), Alfredo (1861 - 1920), Cecilia (1863), Ernestina (1867), Isaltina (1869), Almerinda (?), Adolpho (1875 - 1913), Franklin (?) e Guilhermina (?). Wilhelm é ancestral comum do inteiro ramo da família de Mentzingen no Brasil e a maior parte de seus descendentes ainda vive no país nos estados do Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.

Ligações externas

The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
Wilhelm Ludwig Raban von Mentzingen is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Credits
References and sources
Wilhelm Ludwig Raban von Mentzingen
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes