Vivaldo da Conceicao Beldade
Quick Facts
Biography
Vivaldo da Conceição Beldade (Tavira, Algarve, 1923 - 2001), foi um funcionário público e poeta português.
Biografia
Primeiros anos
Vivaldo Beldade nasceu em 2001 na cidade de Tavira, numa família modesta. Concluiu o ensino primário, tendo continuado a sua educação como um autodidacta. Durante a sua juventude, colaborou em vários recitais e foi encenador nalgumas peças.
Carreira profissional e literária
Começou a sua carreira profissional como barbeiro, e depois empregou-se na Região de Turismo do Algarve.
Destacou-se como poeta, tendo escrito três livros: Apenas Eu, que concentrou os seus poemas entre 1950 e 1992, O Algarve é um Rosário e O meu Sol Pôr. Era sócio da Associação dos Jornalistas e Escritores do Algarve, e fez parte da tertúlia Hélice. Escreveu várias peças de teatro e colaborou na imprensa regional do Algarve, incluindo o jornal Escrito.
Falecimento
Vivaldo da Conceição Beldade faleceu em 2001.
Homenagens
Recebeu vários prémios literários, tendo sido premiado pela última vez no Concurso de Poesia da Inatel em 2001. No entanto, já tinha falecido nessa altura, pelo que a sua esposa compareceu em seu lugar. No primeiro aniversário da sua morte, foi homenageado pela Associação dos Jornalistas e Escritores do Algarve, numa cerimónia no Museu Municipal de Faro, onde discursou o professor Vilhena Mesquita. Em sua homenagem, a INATEL inseriu um dos seus poemas na colectânia Encontro de Poetas Populares Algarvios.
A Câmara Municipal de Faro colocou o seu nome numa praceta na antiga freguesia da Sé.
Bibliografia
- MARREIROS, Glória Maria (2015). Algarvios pelo coração, algarvios por nascimento. Lisboa: Edições Colibri. 432 páginas. ISBN 978-989-689-519-8