peoplepill id: victor-kajibanga
VK
1 views today
1 views this week
Victor Kajibanga
socioloog

Victor Kajibanga

The basics

Quick Facts

Intro
socioloog
A.K.A.
Víctor Kajibanga (sociólogo) Víctor Kajibanga
Gender
Male
Place of birth
Lunda Sul Province
The details (from wikipedia)

Biography

Victor Kajibanga (Alto Chicapa, Cacolo, Lunda-Sul, 1964) é um sociólogo angolano.

Vida Académica

Diplomado e doutorado em Sociologia pela Faculdade de Sociologia da Universidade Estatal de Moscovo «M. V. Lomonosov»[1] (Rússia). Diplomado e mestrado em Ensino da Sociologia pela Academia Lénin (Moscovo, Rússia) e doutorado em Sociologia Política pela mesma instituição.

É Professor Titular (catedrático) da Universidade Agostinho Neto (Luanda, Angola), originalmente no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) e a seguir na Faculdade de Ciências Sociais. É colaborador do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto e do Centro de Estudos Africanos do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Portugal) assim como da Cátedra de História da Sociologia e Teorias Sociológicas Contemporâneas da Faculdade de Sociologia da Universidade Estatal de Moscovo «Lomonosov».

Foi Reitor para os Assuntos Académicos da Universidade Agostinho Neto, de Maio de 1997 a Outubro de 1999; Decano do Instituto Superior de Ciências da Educação da mesma universidade, de Fevereiro de 2002 a Abril de 2006; e Vice-Decano para os assuntos científicos domesmo instituto, no período 1996-1997. Desde 2010 é Decano da Faculdade de Ciências Sociais.

Foi Director da Kulonga - Revista das Ciências da Educação e Estudos Multidisciplinares do Instituto Superior de Ciências da Educação da Universidade Agostinho Neto, no período 2002-2006. Foi, ainda, docente na Universidade Jean Piaget de Angola e na Universidade Lusíada de Angola, no período 2000-2002.

Livros e principais artigos

É autor do livro:

  • A Alma Sociológica na Ensaística de Mário Pinto de Andrade. Uma Introdução ao Estudo da Vida e Obra do Primeiro Sociólogo Angolano, 2000, Luanda: Instituto Nacional de Indústrias Culturais, 253 p.

Tem publicadas as seguintes brochuras:

  • Pensamento Sociológico de Mário Pinto de Andrade, 2000, Moscovo: Faculdade de Sociologia da Universidade Estatal de Moscovo «M. V. Lomonosov», 178 p. [em língua russa]
  • Sobre a Sociologia de Mário Pinto de Andrade, 2000, Moscovo: Faculdade de Sociologia da Universidade Estatal de Moscovo «M. V. Lomonosov», 26 p.
  • Lugar e Papel das Forças Armadas no Sistema Político Angolano, 1991, Moscovo: Academia Lénine

Dentre os artigos que tem publicados, destacam-se os seguintes:

  • “Tradição, educação e dimensão cultural de desenvolvimento. Notas avulsas para uma perspectiva sociológica do caso angolano”, Kulonga – Revista das Ciências da Educação e Estudos Multidisciplinares, n.º 2, 2003, pp. 13-28
  • “Higher education in Angola”, in: African Higher Education, Center for International Higher Education, Boston 2002 (em parceria com Paulo de Carvalho & Franz Heimer)
  • “Democracia e dimensão cultural de desenvolvimento. Uma reflexão sociológica sobre o caso africano”, Kulonga – Revista das Ciências da Educação e Estudos Multidisciplinares, n.º1 (2002)
  • “Mário Pinto de Andrade. Subsídios para o estudo biográfico do seu retrato social e intelectual”, in: Inocência Matta & Laura Padilha, Mário Pinto de Andrade. Um intelectual na política, Lisboa 2002, Edições Colibri, pp. 197-222
  • “Ensino Superior e Dimensão Cultural de Desenvolvimento”, Africana Studia, Revista Internacional de Estudos Africanos, n.º 3 (2000), pp. 137-151
  • “A Sociologia da Cultura Africana na Obra de Mário Pinto de Andrade”, Africana Studia. Revista Internacional de Estudos Africanos, n.º 1 (1999), pp. 123-141
  • “A Questão da Ruptura e da Continuidade (Proto)nacionalista na Obra de Mário Pinto de Andrade. Uma Contribuição à Leitura Sociológica do Programa de Pesquisa do 2.º volume da Obra «Origens do Nacionalismo Africano»”, África, n.º 20/21 (I), 1997/1998, pp. 285-303

Investigação científica

As suas áreas de investigação são:

Principais trabalhos de investigação científica realizados:

  • Outubro de 2007 a Janeiro de 2008 – Projecto sobre o «curso médio de educadores sociais», encomendado pela ALPEGA.
  • Desde Abril de 2007 – integração da equipa de consultores que trabalha no estudo respeitante à actividade e papel das autoridades tradicionais em Angola, para o Ministério da Administração do Território [concepção de metodologias de trabalho e coordenação da equipe de consultores científicos e do trabalho de campo].
  • Abril a Setembro de 2007 – integração da equipa de investigadores que elaborou a “Estratégia de Desenvolvimento do Sector da Educação na Lunda-Sul” [concepção e coordenação].
  • Abril a Maio de 2006 – pesquisa qualitativa acerca do “Poder político e sistema de governo em Angola”, para a Fundação Friedrich Ebert, com entrevistas a dirigentes partidários angolanos [entrevistas ].
  • Julho de 2005 – pesquisa acerca de padrões de saúde sexual, para o BBC World Trust, com grupos de discussão nas cidades de Benguela, Luanda e Mbanza Kongo [animador dos grupos de discussão].
  • Outubro de 2004 - Pesquisa de audiência de rádio e televisão para a estação «Voz da América», em amostras representativas dos habitantes adultos das cidades de Luanda, Benguela, Huambo e Uíge[Coordenação e direcção do trabalho de campo, incluindo animação dos grupos de discussão].
  • 2004 – Integração da equipa de investigadores que elaborou o estudo sobre a “harmonização da ortografia da toponímia de Luanda” [concepção e coordenação].
  • 2004 – Integração da equipa de investigadores que elaborou o estudo sobre o “ensino da história” [concepção e coordenação].
  • 2004 – Integração da equipa de investigadores que elaborou o “Projecto do Curso Superior de Serviço Social” [concepção e animação do debate do Conselho Científico sobre o assunto].
  • Fevereiro de 2003 – Pesquisa de audiência de rádio e televisão para a estação «Voz da América», em amostras representativas dos habitantes adultos das cidades de Luanda, Benguela e Lubango [coordenação e direcção do trabalho de campo].
  • Julho/Agosto de 2000 – Pesquisa de audiência de rádio e televisão para a estação «Voz da América», em amostras representativas dos habitantes adultos das cidades de Luanda, Benguela e Lubango [coordenação e direcção do trabalho de campo].
  • Agosto a Outubro de 2000 – Pesquisa de avaliação do curso especial de educadores sociais para a Cooperação Francesa, MEC e MINARS [concepção, coordenação e direcção do trabalho de campo].
  • Pesquisa sobre a percepção das autoridades tradicionais da província da Lunda-Sul, sobre os órgãos e símbolos de soberania nacional [concepção, coordenação e direcção do trabalho de campo].

Associações

É membro da Associação Internacional de Sociologia[2], com sede em Madrid (Espanha).

É Presidente da Sociedade Angolana de Sociologia, com sede em Luanda (Angola).

É membro da União dos Escritores Angolanos, com sede em Luanda (Angola).

É membro Correspondente da Academia Internacional da Cultura Portuguesa[3], com sede em Lisboa (Portugal).

É investigador nos seguintes centros de investigação:

  • Centro de Estudos Africanos do ISCTE (desde 2003)
  • Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (desde 1997)
  • Cátedra de História da Sociologia e Teorias Sociológicas Contemporâneas da Faculdade de Sociologia da Universidade Estatal de Moscovo (desde 1997)
  • Centro de Investigação e Intervenção Educativa da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto - Conselheiro científico (1997-1999)

Principais conferências

  • Novembro de 2004. “Envelhecimento e velhice. Um olhar sociológico sobre os problemas sociais dos idosos”, comunicação apresentada ao 1.º Encontro Nacional sobre Protecção e Assistência à Pessoa Idosa (Luanda)
  • Novembro de 2004. “Ciências Sociais e Desenvolvimento”, comunicação apresentada na Faculdade de Letras e Ciências Sociais, por ocasião do 3.º aniversário da FLCS
  • Novembro de 2004. “O Papel da Informação Estatística para o Exercício da Cidadania”, Semana Nacional de Estatística (Sumbe)
  • Abril de 2004. “Educação, Multiculturalismo e Dimensão Cultural de Desenvolvimento”, Comunicação apresentada ao workshop O Ensino que queremos para a sociedade que queremos, Fundação Sagrada Esperança (Luanda)
  • 2000. “Sociedades Étnicas e Espaços Socioculturais. Uma contribuição ao estudo das culturas étnicas e da cultura nacional em Angola”, conferência apresentada no Instituto de África da Academia de Ciências da Rússia e na Faculdade de Filologia da Universidade Estatal de Moscovo «V.M. Lomonosov», por ocasião das comemorações do 25.º Aniversário da Independência de Angola
  • Fevereiro de 1999. “Crise da Racionalidade Luso-tropicalista e do Paradigma da Crioulidade”, comunicação apresentada ao colóquio internacional O Luso-Tropicalismo Revisitado, Sociedade de Geografia de Lisboa
  • Novembro de 1998. “Liberdades Académicas e Instituição Universitária em África”, conferência inaugural proferida no Fórum sobre a Universidade Agostinho Neto e o Ensino Superior em Angola, Luanda
  • 1996. “O Estado Pós-colonial e a Questão da Defesa Nacional”, comunicação apresentada no 1º Simpósio sobre Defesa Nacional, Luanda

Ligações externas

The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
Victor Kajibanga is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Credits
References and sources
Victor Kajibanga
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes