Venâncio de Oliveira Aires
Quick Facts
Biography
Venâncio de Oliveira Aires (Itapetininga, 12 de novembro de 1841 — Santo Ângelo, 16 de outubro de 1885) foi um jornalista brasileiro e precursor das ideias republicanas e abolicionistas. Com Moreira da Silva, fundou o primeiro jornal de Itapetininga, O Município (1873).
Biografia
Era filho de Salvador de Oliveira Ayres e de Anna Vieira Ayres, ambos descendentes em linha reta dos fundadores da sua cidade natal.
Formou-se advogado em 1868 pela Faculdade de Direito de São Paulo, retornando para Itapetininga, onde abriu banca de advocacia, tornando-se um dos seus mais destacados profissionais.
Foi um dos fundadores do Partido Republicano Riograndense e também primeiro redator-chefe do jornal do partido, A Federação, que fez editar seu primeiro número em janeiro de 1884.
Suas teses foram sustentadas por seus discípulos, Júlio Prates de Castilhos, Pinheiro Machado e Ramiro Barcelos. Sua doutrina foi a base do castilhismo e do pinheirismo.
O Partido Republicano Riograndense foi o único da União a manter-se fiel às bases doutrinárias de inspiração venanciana, desde os primeiros Congressos, até a queda da República Velha, em 1930.
Homenagem
Venâncio empresta seu nome a uma cidade do estado do Rio Grande do Sul, Venâncio Aires. Segundo a página da prefeitura da cidade, localizada a 130 quilômetros da capital Porto Alegre, "o nome foi dado pelos republicanos rio-grandenses em homenagem ao advogado abolicionista e precursor das ideias republicanas Venâncio de Oliveira Ayres, nascido em Itapetininga, São Paulo, e radicado no Rio Grande do Sul."