Tito Olívio
Quick Facts
Biography
Tito Olívio Henriques, (Vila Cova do Covelo, 23 de março de 1931), é escritor e poeta de Portugal.
Escreveu livros técnicos, contos, poemas, ensaios, crónicas, romances e novelas, e editou nomeadamente através do projecto CADERNOS DE SANTA MARIA.
Trata-se de uma publicação não periódica e sem fins lucrativos originada pelo próprio poeta em 1987. O projecto pessoal cresceu e ao longo destes 26 anos foram publicados outros 19 autores. Até à data conta com 114 números, sendo o número 100 uma Antologia poética publicada em 2010.
Os Cadernos foram um sucesso imediato, e a publicação de vários números foi anunciada na imprensa regional através de críticas literárias do Professor José António Pinheiro e Rosa.
Do seu vasto currículo constam mais de 120 prémios literários, internacionais e nacionais, entre os quais se destacam: Prémio Cidade de Olhão-Prosa; Menção Honrosa no Prémio Eça de Queiroz (Lisboa) – 1991, Menção especial no Prémio Revelação Manuel Teixeira Gomes (Portimão) – 2004.
Foi também medalha de Mérito da Cruz Vermelha Portuguesa (1973) emedalha de Ouro de Mérito da Câmara Municipal de Faro (2011)] por toda a sua dedicação, trabalho e obra pro bono de apoio a projectos sociais da cidade de Faro.
O Rotary Club de Faro instituiu o “Prémio de Poesia Tito Olívio”, em 2017, para se realizar nos anos pares, com início no ano de 2018. O objetivo é incentivar a produção literária de Poesia, contribuindo para a defesa e enriquecimento da Língua Portuguesa e também para homenagear o poeta e escritor Tito Olívio, que vive na cidade há mais de 50 anos e é o mais antigo rotário algarvio.
Na edição de 2018, foi atribuído o prémio ao livro "As Lições de Canto dos Pássaros", de Tiago Trindade Cruz.
Figura no "Dicionário Cronológico de Autores Portugueses]"-