Sigismund von Schkopp
Quick Facts
Biography
Sigismund von Schkopp, também conhecido por Sigismund van Schkoppe (Parchau, Prússia, 10 de março de 1613 - Glogau, 3 de outubro de 1654), foi General-Governeur das Índias Ocidentais e um General de infantaria marítima, aliado a Maurício de Nassau, que participou das Invasões Holandesas no Brasil a serviço da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais.
No Brasil
Entre seus feitos a serviço da Casa de Orange-Nassau, atuou em batalhas no Maranhão (captura de São Luís, Maranhão), na tomada da Ilha de Itamaracá e Batalha dos Guararapes (Recife), na invasão a Porto Calvo (Alagoas), na captura do Forte de Santa Catarina do Cabedelo (Paraíba) e invasões ao Rio de Janeiro.
Sigismund foi um dos principais nomes entre os invasores da Guerra Luso-Holandesa, alcançando o posto de tenente-coronel durante batalhas pelo Brasil. Ao lado do almirante Jan Corneliszoom Lichthart, concluiu a famosa aliança com Domingos Fernandes Calabar que garantiu o sucesso das invasões holandesas por vários anos.
Conde Maurício de Nassau
Bandeira da Nova Holanda, ocupação holandesa no Brasil
Gravura do cerco holandês à cidade de Olinda
Batalha dos Guararapes, por Victor Meirelles
Família
Sigismund von Schkopp era membro de uma das mais antigas famílias nobres da região da Silésia. Seu tetravô foi Cristoph von Schkopp, Coronel e "herói de guerra" na Breslávia. Fiel ao rei Jorge de Poděbrady, Cristoph foi responsável pela construção do Schloss Auras em 1466.
Com alta reputação perante os duques da Dinastia Piast, o brasão dessa família apresenta um leão, de pelos vermelhos, vestido num hábito de monge e esferas vermelhas nas patas dianteiras.
Dentre seus descendentes, Sigismund von Schkopp tem Otto Bernhard von Schkopp, general e governador de Estrasburgo, como tetraneto; e Anna Hasta Edwiges von Seehausen, nobre prussiana radicada no Brasil, como pentaneta.
Schloss Auras
Ruínas do Castelo Auras
Rei Jorge de Poděbrady