Sebastião Xavier da Veiga Cabral da Câmara
Quick Facts
Biography
Sebastião Xavier da Veiga Cabral da Câmara (Santa Maria de Soutelo, Portugal, 22 de julho de 1742 — Rio Grande, 5 de novembro de 1801) foi um militar e administrador colonial português, governador da Capitania do Rio Grande de São Pedro.
Filho de Francisco Xavier da Veiga Cabral e Câmara, transferiu-se para o Brasil em 1773 ou 1774, com a patente de tenente-coronel comandante do Regimento de Bragança, a fim de combater os espanhóis que haviam conquistado a praça de Rio Grande, a primeira capital da capitania. Graduado coronel, após a expulsão dos espanhóis foi elevado a brigadeiro, em 1779.
Em 1780 fixou residência em Porto Alegre, desempenhando as funções de Primeiro Comissário da comissão de demarcação de limites decorrentes do Tratado de Santo Ildefonso, e de governador da capitania, cargo que exerceu de 31 de maio de 1780 a 5 de novembro de 1801, quando morreu. Deixou extensa correspondência oficial, de grande interesse para a história do Rio Grande do Sul, além de uma quantidade de mapas e levantamentos topográficos.
Solteiro, teria morrido de sífilis, foi enterrado no altar da igreja matriz de São Pedro, em Rio Grande.