Sebastião de Arruda Negreiros
Quick Facts
Biography
Sebastião de Arruda Negreiros (Piracicaba, 28 de março de 1884 —, 21 de março de 1965) foi um político brasileiro.
Foi prefeito do município de Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro, assumindo o cargo em três oportunidades: em 19 de dezembro de 1930, em 18 de outubro de 1947 até 30 de janeiro de 1951, e em 31 de janeiro de 1959 até 1962.
História
Arruda Negreiros nasceu na localidade de São Pedro, no município de Piracicaba, em São Paulo). Formou-se em magistério e direito. Em 1912 mudou-se para o Rio de Janeiro, fixando residência em São João de Meriti que, na época, ainda era distrito do município de Nova Iguaçu.
Assumiu o cargo de subdelegado em Meriti, concorrendo posteriormente a vereador. Foi eleito em 1922 para a Câmara Municipal de Nova Iguaçu, sendo o presidente da Câmara em 1923.
Primeiro mandato
Seu primeiro mandato de prefeito ocorreu durante a Revolução de 1930, quando Getúlio Vargas tomou posse. Plínio Casado, nomeado interventor do estado do Rio de Janeiro por Vargas, escolheu Arruda Negreiros como interventor do município de Nova Iguaçu. Sua posse foi em 19 de dezembro de 1930.
Seu mandato foi pautado pela criação de diversas estradas no município, como a Estrada Dr. Plinio Casado, Estrada Nova Iguaçu-Anchieta, Estrada de Santa Rita, Estrada Rio-Petrópolis-Magé e Estrada do Xerém, além de outras).
Também teve importância para a memória histórica do município ao criar o maior acervo fotográfico de Nova Iguaçu, chamado atualmente “Coleção Arruda Negreiros”, em posse do Instituto Histórico e Geográfico de Nova Iguaçu.
Segundo mandato
Em 1946, após a abertura política ocorrida no ano anterior, Arruda Negreiros participou da eleição de para prefeito de Nova Iguaçu pela coligação do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) com a União Democrática Nacional (UDN). Tomou posse em 18 de outubro de 1947.
Nesse segundo mandato, Nova Iguaçu já estava bem diferente, tendo perdido boa parte de seu território após a emancipação de Duque de Caxias, São João de Meriti e Nilópolis, e tendo sua população aumentada de cerca de 51 mil habitantes (no início da década de 1930) para aproximadamente 300 mil. Sendo que, dessa população, 90% eram migrantes do Nordeste, de Minas Gerais, do Espírito Santo e do interior do estado, além de alguns estrangeiros.
Já nessa época, antes de sua industrialização, Nova Iguaçu tornou-se “cidade-dormitório”, pois grande parte de seus moradores trabalhavam na cidade do Rio de Janeiro. Conseqüentemente, problemas de infra-estrutura começaram a surgir.
Terceiro mandato
Apesar das dificuldades administrativas que surgiram durante seu segundo mandato, Arruda Negreiros foi eleito deputado estadual em 1951, após concluir seu mandato de prefeito.
Em 1958 foi eleito prefeito mais uma vez, assumindo o cargo no ano seguinte. Durante seu terceiro mandato fundou o Colégio Monteiro Lobato, principal escola municipal de ensino fundamental de Nova Iguaçu. Concluiu esse último mandato em 1962.
Precedido por Alberto Soares de Sousa e Melo | 8º Prefeito de Nova Iguaçu 1930 — 1936 | Sucedido por Ricardo Xavier da Silveira |
Precedido por Bento Santos de Almeida | 14º Prefeito de Nova Iguaçu 1947 — 1951 | Sucedido por Luís Guimarães |
Precedido por Ary Schiavo | 17º Prefeito de Nova Iguaçu 1959 — 1963 | Sucedido por Aluízio Pinto de Barros |