Quantcast
Rui Beja: Portuguese economist and writer | Biography, Facts, Information, Career, Wiki, Life
peoplepill id: rui-beja
RB
1 views today
28 views this week
Rui Beja
Portuguese economist and writer

Rui Beja

Rui Beja
The basics

Quick Facts

Intro Portuguese economist and writer
Is Economist Writer
From Portugal
Field Finance Literature
Gender male
Birth Lisbon, Lisboa, Portugal
The details (from wikipedia)

Biography

Rui Manuel Monteiro de Oliveira Beja (Santa Engrácia, 3 de Janeiro de 1944) é um economista e escritor português e presidente do Círculo de Leitores entre 1992 e 2001.


Carreira

Entre 1992 e 2001 como presidente do Círculo de Leitores, Beja acumulou este cargo com a presidência da Fundação Círculo de Leitores e da Bertelsmann Portuguesa.

Durante o período em que liderou a empresa evidenciou-se pela promoção de parcerias com outras editoras e pelo estímulo de iniciativas com interesse sociocultural como a criação da LER (revista) (1987), da editora Temas e Debates (1994), da Fundação Círculo de Leitores (1995), do Prémio Literário José Saramago (1998) e das Olimpíadas da Leitura (1998).

Em 10 de Junho de 2002, Beja foi agraciado pelo Presidente da República com o grau de comendador da Ordem do Mérito.

Leccionou Gestão Editorial como professor auxiliar convidado do Mestrado em Estudos Editoriais no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (2007/2008) e, em nome da Lisboa Editora / grupo Porto Editora de que foi administrador não executivo e consultor de gestão, presidiu à direcção da APEL - Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (2008-2009) que concretizou a modernização das Feiras do Livro de Lisboa e do Porto, e que estabeleceu com a UEP - União dos Editores Portugueses o acordo que levou à reunificação do movimento associativo editorial e livreiro.

Em representação da APEL foi eleito membro do Comité Executivo da IPA - International Publishers Association. No âmbito da economia e administração interveio em vários projectos de desenvolvimento e reestruturação de empresas, e representou a Ordem dos Revisores Oficiais de Contas como membro do Management Committee dos ESRA – European Sustainability Reporting Awards tendo feito parte do respectivo júri internacional em 2004 e presidido ao júri nacional em 2004 e 2005.

Obras publicadas

  • Gestão, Relato e Auditoria dos Riscos do Negócio (2004), Lisboa, Áreas Editora.
  • À Janela dos Livros: Memória de 30 anos de Círculo de Leitores (2011), Lisboa, Círculo de Leitores / Temas & Debates .
  • A Edição em Portugal (1970-2010): Percursos e Perspectivas (2012), Lisboa, APEL .

Acordo ortográfico

Rui Beja é crítico activo do Acordo Ortográfico de 1990. Tomou posição pública pessoal, criticando e apresentando razões para a inconsistência da argumentação utilizada pelos defensores do Acordo, e interveio em representação da APEL na Conferência Internacional e Audição Parlamentar realizada em 7 de Abril de 2008, apresentando uma Comunicação onde eram aduzidas razões para a não ratificação do AO.

The contents of this page are sourced from Wikipedia article on 08 Jul 2020. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Search trend
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Reference sources
References
Sections Rui Beja

arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes