Rosenverg Reis
Quick Facts
Biography
Rosenverg Reis de Oliveira (Duque de Caxias, 26 de outubro de 1977), mais conhecido como Rosenverg Reis, é empresário e político brasileiro.
Atualmente, é deputado estadual no Rio de Janeiro.
Biografia
Rosenverg Reis, nascido em Xerém, 4º Distrito de Duque de Caxias – RJ, onde reside até hoje, é casado desde 26 de janeiro de 2002 com Luciana Aquino Coutinho de Oliveira, com quem tem duas filhas, Emanuella e Gabriella.
Oitavo filho de uma numerosa família de nove irmãos, perdeu precocemente seu pai.
Teve sua trajetória política iniciada em 1992, como assessor de seu irmão Washington Reis, então vereador de Duque de Caxias,posteriormente durante 10 anos na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e finalmente nos período de 2005 a 2008 na prefeitura de Duque de Caxias.
Filiou-se ao PMDB em 1995, tendo sido eleito presidente do Diretório Municipal em Duque de Caxias pela primeira vez em 2005.
Em 2010 foi candidato ao cargo de deputado estadual do Rio de Janeiro, tendo obtido 38.059 votos, sendo o 13º mais votado do PMDB e tornando-se o 1º suplente. Assumiu a vaga no lugar do deputado Rafael Picciani, que havia sido convidado pelo governador Sérgio Cabral para assumir a pasta de Secretário de Estado de Habitação. Em seu primeiro mandato, propôs um projeto de lei, que seria aprovado, proibindo a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em transportes públicos.
Em 2014, novamente se candidatou ao cargo de deputado estadual para a legislatura 2015–2019, tendo obtido 43.045 votos, tornando-se o 15º mais votado do PMDB. Assumiu o mandato parlamentar como titular em 1 de fevereiro de 2015.
Em sua segunda legislatura é presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Membro titular da comissão de Normas Internas e Proposições Externas e da comissão de Minas e Energia. É também membro suplente das comissões de saneamento ambiental, saúde , orçamento, finanças, fiscalização financeira e controle, segurança pública e assuntos de polícia.
Em abril de 2015, em polêmica votação, foi um dos parlamentares a votar a favor da nomeação de Domingos Brazão para o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, nomeação esta muito criticada na época. No dia 20 de fevereiro de 2017, foi um dos 41 deputados estaduais a votar a favor da privatização da CEDAE. Como membro da Comissão de Normas Internas e Proposições Externas, votou a favor da indicação de Edson Albertassi ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.
Em 17 de novembro de 2017, votou pela revogação da prisão dos deputados Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi, denunciados na Operação Cadeia Velha, acusados de integrar esquema criminoso que contava com a participação de agentes públicos dos poderes Executivo e do Legislativo, inclusive do Tribunal de Contas, e de grandes empresários da construção civil e do setor de transporte.