peoplepill id: rodrigo-lefevre
RL
Brazil
1 views today
1 views this week
Rodrigo Lefèvre
Brazilian architect

Rodrigo Lefèvre

The basics

Quick Facts

Intro
Brazilian architect
Places
Work field
Gender
Male
Place of birth
São Paulo, Brazil
Age
46 years
Education
Architecture and Urbanism College of University of São Paulo
The details (from wikipedia)

Biography

Rodrigo Brotero Lefèvre (São Paulo, 9 de fevereiro de 1938 - Guiné-Bissau, 9 de junho de 1984) foi um arquiteto e professor universitário brasileiro.

Estudou arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), onde ingressou em 1957, graduando-se em janeiro de 1962. A partir daquele ano até 1981 foi professor de história da arquitetura contemporânea na mesma Faculdade.

Com Sérgio Ferro e Flávio Império, constituiu o grupo denominado Arquitetura Nova, expressão tomada do título do famoso artigo de Ferro que marcou, em 1967, uma espécie de manifesto de rompimento com Vilanova Artigas, a arquitetura paulista e suas relações com o projeto nacional-desenvolvimentista.

O grupo desenvolveu uma crítica à arquitetura brasileira, personalizada nas figuras de Oscar Niemeyer e Artigas, propondo a valorização das relações de trabalho no canteiro de obras. Do ponto de vista técnico, destaca-se o uso de construções em abóbada com o uso de material cerâmico, verificadas principalmente em residências e escolas: tal artifício transforma o teto da futura construção em uma proteção ao próprio canteiro, visto que sua execução é prioritária no cronograma da obra, valorizando, desta forma, o trabalho do operário.

Como consequência de sua participação na resistência ao regime militar, é preso em 1970, sendo torturado no DOPS e condenado à 1 ano de prisão, pena cumprida no Presídio Tiradentes em São Paulo.

Entre 1975 e 1976 atua como professor convidado na École Nationale Supérieure d'Architecture de Grenoble na França.

Lefèvre foi ainda docente da FAU-Santos (1970), do curso de arquitetura da Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1982-1984) e da FAU da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1977-1984).

De 1973 até sua morte, Lefèvre trabalhou no Departamento de Arquitetura da empresa Hidroservice, onde participou de diversos estudos e projetos, dentre os quais a sede do DNER em Brasília, o prédio dos Ambulatórios, do Hospital das Clínicas de São Paulo e uma série de estudos relativos à implantação de um sistema de saúde e saneamento na Guiné-Bissau. Gravemente ferido em um acidente automobilístico em Bissau, Lefèvre foi transferido para Dakar aonde em seguida faleceu.

Em sua homenagem, os estudantes de arquitetura da FAU PUC/Campinas adotaram seu nome para o Centro Acadêmico (CAFAU Rodrigo Lefèvre) e a Cidade de São Paulo batizou de Rodrigo Lefèvre uma das praças que circundam o MASP.

Referências bibliográficas

  • ARANTES Pedro Fiori. Arquitetura Nova: Sérgio Ferro, Flávio Império e Rodrigo Lefèvre, de Artigas aos mutirões, São Paulo, Editora 34, 2002.
  • GUIMARÃES, Humberto Pio. Rodrigo Brotero Lefèvre: a construção da utopia. São Carlos, SP, Tese de Mestrado, IAU-USP São Carlos, 2006
  • KOURY, Ana Paula. Grupo Arquitetura Nova: Flávio Império, Rodrigo Lefèvre e Sérgio Ferro (Coleção Olhar Arquitetônico), São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP), 2003.
  • LEFÈVRE, Rodrigo Brotero. O arquiteto assalariado. Módulo, Rio de Janeiro, nº 66, set. 1981
  • LEFÈVRE, Rodrigo Brotero. Rodrigo Lefèvre In: IAB (org.) Arquitetura e desenvolvimento nacional - Depoimento de arquitetos paulistas. São Paulo, Pini, 1979
  • LEFÈVRE, Rodrigo Brotero. Projeto de um acampamento de obra: uma utopia. São Paulo, tese de mestrado, FAU-USP, 1981

Notas

The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
Rodrigo Lefèvre is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Credits
References and sources
Rodrigo Lefèvre
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes