Rodrigo de Matos
Quick Facts
Biography
Rodrigo de Matos (Silva Porto, 1975) é um cartunista português.
Cartunista do semanário Expresso, onde assina a coluna de cartoon editorial Capital de Risco, no caderno de Economia; até 2015, manteve também a página de cartoons editoriais Humoral da História, na edição online do jornal. Actualmente a residir em Macau (China), de onde envia os seus trabalhos para o Expresso, Rodrigo colabora ainda com os jornais Macau Daily Times, diário em inglês onde publica o cartoon editorial Times Square; e com o matutino Ponto Final, onde assina o cartoon editorial Ponto Fatal.
Carreira
Galardoado em 2014 com o Grand Prix do Festival Press Cartoon Europe, na Bélgica, que anualmente elege os melhores cartoons publicados na imprensa escrita europeia. A cerimónia de entrega do prémio teve lugar durante o Festival Internacional de Cartoon, na cidade belga de Knokke-Heist, a 12 de julho.
Representado internacionalmente pelas agências Artizans (Canadá), Toonpool (Alemanha) e Cartoon Movement (Holanda), Rodrigo já viu muitos dos seus cartoons nas páginas de publicações espalhadas pelo mundo. A lista é vasta e inclui títulos como os europeus Die Welt, Handelsblatt e Stern (Alemanha); La Repubblica (Itália); Ideal (Espanha). Na América: Carroll County Times, New Orleans CityBusiness e Hernando Today (EUA); Ottawa Citizen, The Chronicle Journal e The Western Star (Canadá); Página/12 (Argentina); entre outros.
Em 2012, teve a sua primeira exposição a solo de cartoons editoriais (“Humoralia”, no Albergue SCM, Macau); e publicou o seu primeiro livro de cartoons ("Ponto Fatal", uma compilação dos seus primeiros dois anos - 2010, 2011 - de cartoons publicados no jornal Ponto Final). Em 2017, nova exposição individual de cartoons ("25+10", Antigo Tribunal e Consulado de Portugal em Macau) reuniu o melhor cartoon de cada um dos seus 10 anos de carreira, mais 25 cartoons avulsos, em celebração dos 25 anos do jornal Ponto Final. Em 2018, volta a exibir a solo, desta vez com pintura e ilustração ("Punacotheca", galeria Creative Macau).
Rodrigo começou o seu percurso profissional como jornalista e hoje trabalha como 'freelancer' na área do cartoon editorial. Natural de Angola, viveu 15 anos no Brasil. Completou o liceu em Portimão e os estudos universitários (Licenciatura em Jornalismo), em Coimbra. Começou como jornalista no Público, em 1999, tendo terminado o seu percurso pelo jornalismo escrito em 2005, no Correio da Manhã. Foi então que decidiu rumar a Madrid, onde se diplomou com distinção no curso de Ilustração Editorial e de Imprensa, na Escuela Superior de Dibujo Profesional (Esdip), tendo terminado com a melhor média de toda a escola nesse ano. Com um estilo grandemente influenciado pelos cartoons editoriais da imprensa de referência americana e europeia, Rodrigo colhe ainda assumidas influências de grandes nomes da banda desenhada, como Robert Crumb, Sergio Aragonés e Quino, entre outros.
Em 2005, venceu o Concurso de Banda Desenhada de Montemor-o-Novo, com um trabalho dedicado ao tema do racismo. Os seus cartoons já estiveram expostos em mostras colectivas em diversos países - Portugal, Espanha, Bélgica, Itália, Alemanha, França, Peru, Índia, etc..
Foi também co-autor do projecto humorístico Psicotapa, em parceria com Alexandre Martins, com quem assinou páginas de humor na revista GQ Portugal (2004, 2005).
Ligações externas
- Página oficial
- Humoral da História/Expresso (interrompida em 2015)