Renan Ferreirinha
Quick Facts
Biography
Renan Ferreirinha Carneiro (São Gonçalo, 23 de outubro de 1993), mais conhecido como Renan Ferreirinha, é um economista e político brasileiro. Atualmente é deputado estadual pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Nas eleições de 2018, foi candidato a deputado pelo PSB e foi eleito com 24.854 votos.
Líder Renovae Raps 2018 , co-fundador dos Movimentos Mapa Educaçãoe Formigueiro , a primeira plataforma de financiamento coletivo no Brasil voltada exclusivamente para educação. Também é co-fundador do Acredito , Movimento suprapartidário de renovação política.Fez parte do time que organizou as primeiras reuniões do Brazil Conferenceem Harvard, que nasceu como um evento para comemorar os 30 anos da Democracia do nosso país.
Biografia
Renan Ferreirinha nasceu no dia 23 de outubro de 1993 e foi criado no bairro do Mutuá, em São Gonçalo. Filho e sobrinho de professoras, estudou até o quinto ano do ensino fundamental em São Gonçalo.
Com 11 anos, foi aprovado no disputado concurso do Colégio Militar do Rio de Janeiro. Concorreu a 70 vagas com outros 5 mil candidatos e ficou em sexto lugar.Começou a fazer trabalho voluntário na organização Solidariedade em Marcha. O Somar [2] é uma ONG que realiza diversos programas e atividades sociais no Complexo do Lins, conjunto de favelas na Zona Norte do Rio. Encantado com essa experiência, criou o Somar-Inglês, um curso comunitário gratuito de inglês.
Em 7 anos de Colégio Militar, conquistou 14 medalhas em Olimpíadas regionais e nacionais de matemática, física, química, astronomia e redação. Dentre elas, 6 foram da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP, incluindo a edição de 2007, onde foi medalha de ouro na competição. Com o suporte do EducationUSA (fonte oficial de informações sobre estudos nos Estados Unidos) e do Prep Program (programa da Fundação Estudar para jovens que querem estudar fora do país) [3], conseguiu ajuda de mentores e todo apoio financeiro necessário para participar dos processos seletivos das mais disputadas universidades americanas.
Foi aceito em nove das dez universidades das quais havia se candidatado. Dentre elas, Harvard, Princeton, Yale, Columbia e Brown. Escolheu cursar Economia e Ciências Políticas em Harvard, com bolsa integral por necessidade financeira.Em 2014, com outros amigos, escreveu e lançou o Manifesto Mapa do Buraco: um manifesto suprapartidário que apontou os principais buracos e gargalos da educação brasileira e identificou casos nacionais de sucesso, como Sobral no Ceará e Foz do Iguaçu no Paraná.
O Manifesto Mapa do Buraco originou o Movimento Mapa Educação [4], cujo principal objetivo é garantir que todas as crianças e jovens brasileiros tenham acesso a uma educação de qualidade.Também em 2015, integrou o time organizador da primeira Brazil Conference em Harvard, que nasceu como um evento para comemorar os 30 anos da Democracia do nosso país. Atualmente, a Brazil Conference é realizada pela comunidade brasileira de estudantes em Boston para promover o encontro com líderes e representantes da diversidade do Brasil, com a missão de encontrar soluções inovadoras para o futuro do país.
Motivado por melhora na educação pública, entre outras razões, cofundou um novo movimento: o Acredito, um movimento de renovação política nacional e suprapartidário com a missão de trazer uma nova geração para o poder legislativo, que atue por um país mais justo, desenvolvido, eficiente, com dignidade e igualdade de oportunidades.
Após se formar, decidiu voltar imediatamente ao Brasil para continuar seu trabalho e atuação como empreendedor social e ativista pela educação.
Durante um semestre, foi professor de oratória/como falar em público, na Escola Eleva [5], no Rio de Janeiro.
Vida acadêmica
Ferreirinha é graduado em Ciências Políticas pelo Departamento de Governo da Universidade de Harvard. Pela mesmo instituição, possui graduação em economia, sua segunda opção acadêmica.
Ainda em 2016, idealizou e organizou duas visitas do professor de Harvard Michael Sandel, um dos mais renomados filósofos do mundo, ao Brasil. Na primeira visita, o professor liderou um debate sobre o ‘jeitinho brasileiro’ no programa Caldeirão do Hucke visitou o Complexo do Alemão, onde participou com os moradores de uma roda de conversa sobre ética e justiça. Na segunda visita, Sandel foi a Brasília e palestrou sobre ética pública e democracia no Supremo Tribunal Federal com o Ministro Luís Roberto Barroso.
Em seu último ano em Harvard, Ferreirinha se tornou o primeiro brasileiro aceito no Harvard Safra Center for Ethics, um centro de excelência da universidade para estudos sobre ética. Motivado pelas visitas do professor Michael Sandel ao Brasil, escreveu um artigo sobre o ‘jeitinho brasileiro‘. Esse artigo analisa as diferentes instâncias do jeitinho, separando os pontos negativos, como o individualismo e a corrupção, dos pontos positivos, como a criatividade e a persistência.
Ativismo social
Mapa Educação
Renan Ferreirinha fundou em 2014, junto aos colegas Lígia Stocche e Tabata Amaral, o Movimento Mapa Educação, um movimento social que tem como missão engajar os jovens na luta por uma educação de qualidade para todos os brasileiros. O movimento se propõe a trabalhar para que a educação seja prioridade na agenda política nacional e para que o jovem seja o protagonista dessa mudança.Em sua primeira iniciativa, o Manifesto Mapa do Buraco, o grupo entrevistou mais de cem líderes educacionais para a construção de um documento apontando os principais problemas da educação brasileira, apresentando, também, algumas soluções criadas e implementadas em diferentes cidades pelo país afora.Depois do lançamento do Manifesto Mapa do Buraco, foram realizados debates educacionais durante o período das eleições de 2014 almejando que aquelas fossem as "eleições da educação". Com o fim das eleições, o Movimento passou a desenvolver uma série de projetos, com o documentos, conferências e formações, com vistas a formar lideranças regionais engajadas com a causa da educação.
Manifesto Voz do Jovem
O Movimento Mapa Educação acredita que o poder para mudar a realidade educacional brasileira está na mão dos jovens. Por isso, foi descobrir suas motivações, dificuldades e o que eles esperam da educação de seu país. Nada mais coerente, portanto, que nomear este compilado de informações de Manifesto Voz do Jovem.O Manifesto Voz do Jovem foi lançado em 2016. Trata-se de uma leitura que buscou responder o que os alunos esperam e pensam sobre educação. Quais suas principais motivações e o que os afasta das salas de aula; qual a relevância de sua participação nos conteúdos, na formação crítica e na construção de uma relação com professores; além de abordar outros pontos, como a infraestrutura das escolas e qualidade dos materiais, a influência da participação da família no ensino e a falta de incentivo para os alunos. Foram aplicados mais de 12 mil questionários e realizadas mais de 20 entrevistas em profundidade com estudantes e professores. O resultado final é um registro do que querem os jovens brasileiros com relação à sua educação e que tem como objetivo servir de guia para aqueles que querem lutar pela mudança que a educação brasileira precisa.Dentre as conclusões do estudo estão:
- Motivação dos alunos: “os entrevistados falaram repetidamente sobre o problema da motivação dos alunos. Dois fatores surgiram como os principais culpados: o conteúdo desinteressante apresentado em sala de aula (incluindo o formato tradicional como ele é apresentado, limitado em grande parte à exposição) e a falta de participação dos alunos nas decisões da escola”.
- Currículo: “os entrevistados foram unânimes em que uma educação voltada apenas para uma formação exclusivamente técnica, altamente conteudista, é insuficiente e desatualizada. Uma crítica constante foi que o ensino brasileiro está voltado demais ao vestibular. (...) Essa prática, além de ocupar o tempo dos alunos com conhecimentos que eles não usarão, causa desinteresse em muitos deles. Dentre as alternativas a esse conteudismo, uma frequente foi a contextualização de assuntos com a realidade do aluno. Muitos alunos disseram que não se interessam pelo conteúdo não apenas devido à dificuldade de entendê-lo ou de compreender seu propósito, mas por não se identificar com ele e com a linguagem com que é transmitido"
- Formação crítica e cidadã: “nossos entrevistados apontaram a importância do papel da escola no combate a diversos preconceitos para que eles não sejam levados à vida adulta. É através da informação que muitos preconceitos são deixados para trás e é possível transformar o ambiente escolar em um espaço de crescimento social e de troca de experiências entre todos os membros da comunidade escolar”
- Valorização do professor: “Todos os entrevistados, sejam alunos ou professores, foram unânimes em concordar que os docentes não recebem um salário justo para o cargo que exercem. (...) Além do baixo salário, a falta de propósito e de identificação com o conteúdo são fatores que pesam na motivação dos professores"
Movimento Acredito
Seu trabalho em educação levou Renan Ferreirinha a defender que, no sistema brasileiro, as decisões que podem garantir escola de qualidade a todos os brasileiros passam, necessariamente, pela esfera política e a política atual brasileira não favorece mudanças.Essa hipótese o levou a co-fundar o Acredito [6], junto aos colegas José Frederico Lyra Netto, Bruno Santos, Felipe Oriá e Tabata Amaral. O Acredito é um movimento político nacional e suprapartidário. Atualmente, o Acredito possui núcleos em 14 estados do Brasil e conta com mais de 2 mil voluntários.
Conquistas e Premiações
- Aprovado em nove das maiores universidades do mundo: Universidade de Columbia, Universidade de Pensilvânia, Caltech, Universidade Yale, Universidade Princeton e Universidade de Harvard;
- Bolsista do programa de bolsas a jovens talentos da Fundação Lemann (Lemman Fellow) ;
- Aprovado no programa Jovem RAPS (Rede de Ação Política por um Brasil Sustentável) [7];
- Aprovado no programa RenovaBR de lideranças políticas jovens .