Rafael Gouveia
Quick Facts
Biography
Rafael Magalhães de Gouveia (Goiânia, Goiás, 01 de setembro de 1990) é um empresário e político brasileiro, filiado ao Democracia Cristã. Em 2018, foi eleito deputado estadual por Goiás, vencendo a primeira eleição que disputou com 23.466 votos totalizados (0,76% dos votos válidos), mandato iniciado em 1º de fevereiro de 2019.
Filho de Josué Gouveia e de Simone Gouveia, o jovem nasceu em Goiânia, Capital de Goiás, em 1 de setembro de 1990. Seus irmãos são Lucas Gouveia e Ana Flávia Gouveia. Em 12 de dezembro de 2012 o jovem casou-se com Fernanda Lima. Já na vida acadêmica, o jovem cursou três anos de Zootecnia na Universidade Federal de Goiás (UFG) e atualmente está cursando Direito.
Rafael Gouveia passou toda a infância em Goiânia, ao lado dos avós, pais e irmãos. Os avós paternos, Jorge Branco de Gouveia e Flávia Gouveia, são pioneiros da Igreja Assembleia de Deus - Ministério Vila Nova (MVN), que é ligada à Convenção das Assembleias de Deus no Brasil - Ministério de Madureira (CONAMAD).
A história do político se confunde à do MVN, já que em 11 de dezembro de 1975 o avô Jorge Branco se tornou presidente do Ministério, cargo que ocupou até 9 de dezembro de 2011, quando seu pai, Josué Gouveia, assumiu a presidência da instituição religiosa. Independentemente de ter crescido em lar cristão, o compromisso de Rafael Gouveia com os projetos da igreja começou cedo, quando aos 21 anos se tornou líder da juventude da igreja, em seguida coordenador geral dos jovens Chamados Para Fora, também dirigiu o departamento de família e ainda liderou a União de Mocidades das Assembleias de Deus do Estado de Goiás (Umadego) por quatro anos, representando sua igreja. No mesmo período iniciou seu sacerdócio, sendo consagrado a diácono, presbítero, evangelista até ser ordenado Pastor pela CONAMAD, em 2 de junho de 2018.
A herança política também veio do pai, que foi vereador por Goiânia de 2005 a 2008, sendo considerado um dos parlamentares mais atuantes daquela legislatura. Durante o período foram apresentados mais de 70 projetos, dos quais 12 se tornaram Leis na Capital goiana.
De líder do grupo Chamados Para Fora até se tornar deputado estadual por Goiás o jovem percorreu um caminho natural. Em 2016 seu nome surgir como um possível candidato a vereador por Goiânia, mas na ocasião o jovem optou por não se colocar à disposição da disputa política. Em 2017 o empresário assumiu o cargo de gerente do Procon e liderou grandes operações de fiscalização em comércios da Capital. Já em 2018 sua candidatura a deputado ganhou musculatura e se concretizou vitoriosa com 23.466 votos em 210 municípios goianos.
Depois de eleito deputado estadual, Rafael Gouveia iniciou uma nova articulação que, mais uma vez, comprovou sua habilidade política. O recém empossado se tornou segundo vice-presidente da Mesa Diretora que vai comandar os trabalhos da Assembleia de Goiás no biênio 2019/2020.