Professor Wendel Mesquita
Quick Facts
Biography
Wendel Cristiano Soares de Mesquita (Belo Horizonte, 23 de novembro de 1979), mais conhecido como Professor Wendel , é um político brasileiro. Atualmente é deputado estadual eleito pelo SD.
Nas eleições de 2018, foi candidato a deputado pelo Solidariedade e foi eleito com 31.722 votos.
Wendel Mesquita, formado em Comunicação Social e Artes Cênicas, pela UFMG, foi eleito por duas vezes vereador em Belo Horizonte. A primeira eleição (8.282 votos) foi para o mandato 2013/2017 e a segunda eleição para o mandato de 2018/2021, com 13.277, sendo o segundo vereador mais votado de Minas Gerais. Eleições que tiveram como base suaforte atuação nas áreas da educação, cultura e do 3º Setor, como por exemplo, na idealização do Projeto Brasil Melhor, que atualmente atende cerca de 800 pessoas em cursos profissionalizantes e atendimentos. Foi professor em Faculdadee atuou como voluntário emcursos pré-vestibular e profissionalizantes para pessoas de baixa renda.
Na Câmara Municipal de Belo Horizonte foi presidente da Comissão de Educação, Cultura, Lazer e Turismo. Presidente da Comissão de Combate ao Crack e outras drogas da Câmara. Presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo. Integrante do Conselho Municipal de Turismo, Membro do Conselho do Patrimônio Cultural, Integrante do Conselho Municipal de Saneamento – Comusa. Por toda esta dinâmica de atuação, já recebeu as seguintes condecorações: Prêmio “Ser Humano”, concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, a Medalha do Mérito Legislativo, concedida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais;Medalha Alferes Tiradentes, conferida pela Polícia Militar de Minas Gerais, Medalha Dom Pedro II, outorgada pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais; Condecoração do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas da Polícia Militar, por seu trabalho na Comissão de Combate ao Crack e Outras Drogas da Câmara Municipal.
Em outubro de 2018, Wendel foi eleito deputado estadual com 31.722. Atualmente integra as Comissões de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência Física.