Paulo Augusto Franzen de Lima
Quick Facts
Biography
Paulo Augusto Franzen de Lima (? — 2009) foi um artista plástico, poeta e ator brasileiro, falecido em 2009 e neto de João Franzen de Lima.
Artes cênicas
Atuou nacional e internacionalmente como ator.
Escreveu e montou ao lado de José Aurélio Vieira um espetáculo aos 17 anos denominado Não (poesia para), onde também atuou.
O Ator Paulo Autran que estava na plateia desta peça o convidou para atuar em "O Burguês Fidalgo", cujo elenco contava com Isabel Ribeiro, Gracindo Jr., Margarida Rey, Antonio Ganzarolli, Isolda Cresta e Carlos Miranda, entre outros.
Foi membro do renomado Teatro Oficina de São Paulo, liderado por José Celso Martinez Corrêa.
Dirigido por José Celso, participou da montagem do célebre texto "Roda Viva" de Chico Buarque em 1968, cuja estreia aconteceu em Porto Alegre, sendo proibido logo em seguida pela censura institucionalizada.
Pelo Oficina, participou ainda da montagem de um texto de Bertolt Brecht denominado "Selva das Cidades" em 1969.
Esteve em cena com Julian Beck e Judith Malina, através de sua participação no grupo teatral norte-americano Living Theatre vindo a trazê-los à Ouro Preto, onde Julian e Judith foram presos e trazidos ao DOPS de Belo Horizonte em 1971.
Pela companhia teatral "O Grupo" de Belo Horizonte, integrou o elenco da peça "O julgamento na praça", cuja apresentação foi vetada durante a Semana Santa de 1980 pela Polícia Militar, durante o período da Ditadura Militar.
Literatura
Publicou o livro "Aracnidea Vulva e Outros Poemas" com ilustrações feitas por Carlos Bracher, obra lançada no Museu Casa Guingard em Ouro Preto, Minas Gerais.
O evento "Viva Poesia" promovido pela Associação dos Escritores de Minas Gerais foi inaugurado com a leitura e interpretação de seus poemas.
Escreveu para o jornal Ponta de Lança do Palácio das Artes um poema em homenagem aos 90 anos da cidade de Belo Horizonte, publicado pela Fundação Clóvis Salgado.
Publicou artigo no jornal Estado de Minas, intitulado "Julian Beck, a morte como tema", na ocasião da morte do ator Julien Beck em Nova Iorque em 1985.
Cinema
Paulo Augusto integrou o elenco de Chico Rei (filme), lançado em 1985 e dirigido por Walter Lima Junior.
Foi um dos entrevistados no documentário "Diário de Aquário" sobre a passagem do Living Theatre pelo Brasil, dirigido pelo Cineasta Luiz Carlos Lacerda, filme ganhador do prêmio de melhor documentário do Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa em 2009.
O Poeta, Cineasta e agitador cultural Douglas Aparecido, conhecido na cidade de Ouro Preto pela alcunha "Douguiníssimo" realizou um documentário de curta-metragem sobre a vida e obra de Paulo Augusto F. de Lima, denominado "Manifesto Paulo Augusto", exibido durante o Festival de Inverno de Ouro Preto de 2009.