Otto de Brito Guerra
Quick Facts
Biography
Otto de Brito Guerra (Mossoró, 2 de julho de 1912 - Natal, 16 de março de 1996) foi advogado brasileiro formado pela Faculdade de Direito de Recife.
Ocupou os seguintes cargos públicos: 1933-1935: Chefe de Gabinete e Secretário do Interventor Mário Câmara. 1935: 2º Promotor Público de Natal. Nos anos posteriores foi Delegado Seccional do Serviço Nacional de Recenseamento, Consultor Jurídico e Diretor do Departamento das Municipalidades, Diretor do Departamento Estadual de Reeducação e Assistência Social, Chefe da Seção de Assistência Judiciária da LBA e Superintendente desta entidade do Rio Grande do Norte (1945). 1948: Procurador e Advogado da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Norte. 1951: Procurador Geral do Estado durante os primeiros meses do ano, no Governo de Dix-Sept Rosado. Durante o regime militar de 1964 atuou como advogado de presos políticos.
Foi um dos fundadores da Escola de Serviço Social do Natal, da Faculdade de Direito de Natal (Curso de Direito da UFRN) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sendo o 1º vice-reitor da Instituição. Lecionou na Escola de Serviço Social, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Natal, na Escola de Sociologia e Política da FJA e na Faculdade de Direito da UFRN, juntamente com Floriano Cavalcanti de Albuquerque e Manoel Varela de Albuquerque.
Fez parte da Academia Norte- Riograndense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte; foi um dos fundadores da Academia Norte-Riograndense de Ciências; da Associação de Apoio as Comunidades do Campo do Rio Grande do Norte – AACC; membro do Conselho Diretor da Fundação Paz na Terra; fez parte da Comissão sobre Direito das Crianças; Adolescentes e Deficientes da OAB/RN e do Conselho Estadual de Cultura.
Como jornalista foi um dos primeiros diretores do Jornal A Ordem. Atuou também na Tribuna do Norte, na A República e no Diário de Natal.
Publicações
- Vida e Morte do Nordestino: análise retrospectiva, 1989.
- Tragédia e epopéia nordestina, 1983.
- O desenvolvimento a serviço do homem, 1973.
Referências
- www.natalrn.gov.br/internet_new/noticianaintegra/principal.php?codigo_da_news=4841
- Escritos de Otto de Brito Guerra (Acervo pessoal de Otto de Brito Guerra – Instituto Otto de Brito Guerra).
- 400 Nomes de Natal. Coordenação Rejane Cardoso; pesquisa e redação Deífilo Gurgel ..[et.al.]. Natal (RN): Prefeitura de Natal, 2000, p.605-606.