peoplepill id: olympio-guilherme
OG
Brazil
1 views today
1 views this week
Olympio Guilherme
Brazilian film director

Olympio Guilherme

The basics

Quick Facts

Intro
Brazilian film director
Places
Birth
Death
Age
71 years
The details (from wikipedia)

Biography

Olympio Guilherme (Bragança Paulista, 1902 – Rio de Janeiro, 1973) foi um ator, diretor de cinema, economista, escritor e jornalista brasileiro, considerado um dos primeiros do país a tentar carreira em Hollywood.

Biografia

Olympio era considerado um homem bonito, foi a primeira paixão de Pagu, musa do Modernismo no Brasil, e havia principiado no jornalismo junto a Cásper Líbero.

Quando tinha pouco mais que vinte anos foi escolhido, junto a Lia Torá, em concurso realizado pelo estúdio Fox, cujo real objetivo era se promover no país; apesar de não conseguir uma carreira nos Estados Unidos, o estúdio lhe permitiu a realização de um filme em estilo documentário - Fome - que foi vetado pelo estúdio por considerá-lo deprimente num momento de crise.

De volta ao Brasil Olympio estudou economia e foi trabalhar com Valentim Bouças na revista Observador Econômico; com a mudança de Bouças para os EUA Olympio passou a dirigir a revista, onde teve início a carreira jornalística de Carlos Lacerda.

Em 1955 tornou-se comentarista econômico em programa da Rede Globo, que mais tarde lhe rendeu um livro.

Morreu após levar Levou um tiro na boca, disparado pelo polêmico empresário Assis Chateaubriand, que o confundiu com um agressor. Deixou uma filha (Bonina Guilherme Moran), que foi conhecida pea sua família apenas após sua morte, quando o corpo era velado.

Olympio tem um neto que e um cineasta britanico elocutor de radio chamado Raphael Moran.

O tiro de Chateaubriand

O biógrafo de Assis Chateaubriand, Fernando Morais, narra que o empresário da mídia havia realizado ataques pesados ao empresário Clito Bockel em seus jornais pois este passara a viver com sua ex-amante, Corita Cunha e, no dia seguinte, 27 de junho de 1941, participou da entrega de mais um avião de sua campanha "Dê Asas à Juventude" que efetuou a doação de milhares de aviões às cidades brasileiras; em meio à solenidade "Chatô" foi abordado por um militar que se identificou como irmão de Bockel e dele recebeu um soco; ao cair o empresário sacou seu revólver, efetuando vários disparos.

Ao ver a cena, Olympio Guilherme acudiu Chateaubriand, de quem era amigo, mas este viu apenas o vulto que se aproximava e disparou contra sua cabeça, atingindo-lhe os dentes e indo a bala alojar-se na garganta, a poucos milímetros da medula; Morais conta que seu biografado ficara arrasado ao pensar que havia inicialmente assassinado, depois mutilado "a cara mais bonita do Brasil" e, finalmente, acreditado haver destruído seus dentes — no que seu subalterno Dario de Almeida Magalhães teria acalmado o atirador: "Quanto a isso o senhor pode se tranquilizar, doutor Assis. Acabamos de descobrir que eram dentes falsos, iguais aos de qualquer velhinho."

Apesar da forte censura à imprensa da época, e dos esforços de Assis em acobertar o incidente, a notícia foi publicada por jornais concorrentes aos seus, causando grande escândalo.

Bibliografia do autor

Dentre os livros de Guilherme estão:

  • Hollywood, Novela da Vida Real (1952)
  • Estudos Americanos (em 4 volumes):
    • À Margem da História e da Política Norte-Americana
    • A Realidade Americana
    • Homens e coisas Norte-Americanas
    • A Revolução Capitalista Norte Americana
  • URSS & USA
  • Roboré- a luta pelo petróleo boliviano
  • O Brasil e a Era Atômica
  • A questão do Oriente Médio

Ligações externas

The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
Olympio Guilherme is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Credits
References and sources
Olympio Guilherme
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes