Olinto Gomes dos Santos Paiva
Quick Facts
Biography
Olindo Gomes dos Santos Paiva, primeiro e único Barão de Timbohy, (São Mateus 1830– São Mateus, 19 de agosto de 1883) foi fazendeiro na então província do Espírito Santo, além de coronel da Guarda Nacional.
Biografia
O Barão de Timbohy nasceu em São Mateus, na região que hoje compreende o município de Conceição da Barra, na fazenda Campo Redondo, às margens do Rio Cricaré em data desconhecida. Projetou a até então Vila de Nossa Senhora da Conceição da Barra como grande produtora de café, inserindo-se na seleta aristocracia da época. Escolheu Itaúnas para se estabelecer e lá construiu um dos mais elegantes palacetes.
Em uma de suas incontáveis viagens ao Rio de Janeiro, solicitou ao imperador Dom Pedro I a construção de uma linha telegráfica para São Mateus e Barra de São Mateus. Foi atendido, sob a condição de oferecer, de suas propriedades, madeira de lei para confecção dos postes. Foi com esse empreendimento que recebeu do Imperador o título de Barão.
Apesar de nunca ter se casado, contrariando os padrões sociais da época, vivei maritalmente com a escrava Constância do Amor Divino, com quem teve vários filhos.
Faleceu no dia 19 de agosto de 1883 em consequência dos ferimentos causados em um acidente de trem.
Títulos nobiliárquicos
- Barão de Timbohy
Título conferido por decreto imperial em 16 de setembro de 1874, referendado por João Alfredo Correia de Oliveira, por serviços prestados às linhas telegráficas do Espírito Santodurante a Guerra do Paraguai.