Nereu do Vale Pereira
Quick Facts
Biography
Nereu do Vale Pereira (Florianópolis, 13 de setembro de 1928) é um professor doutor em sociologia, economista e folclorista, atuou por muitos anos na Universidade Federal de Santa Catarina, foi vereador e deputado estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina na 5ª Legislatura (1963-1967). Foi presidente interino do Avaí Futebol Clube em 1993 e é o conselheiro mais antigo do clube, com mais de 50 anos de presença permanente.
Filho de Hyppolito do Valle Pereira e Olinda Alves Pereira.
Logo após o golpe militar de 1964, liderou a invasão da Livraria Anita Garibadi, em Florianópolis, e comandou a queima de livros considerados "esquerdistas" em praça pública. Ainda que tenha prosperado em sua carreira acadêmica durante a ditadura, sempre carregou em sua biografia a nódoa de ser um pretenso intelectual, mas ter promovido a queima de livros, num auto-de-fé inspirado na Alemanha hitlerista. O episódio da vandalização da livraria é narrado em muitas obras sobre a história política de Santa Catarina, inclusive o livro Primeiro de abril, as memórias do escritor Salim Miguel, ex-proprietário da livraria, sobre a implantação da ditadura em Florianópolis.
Obras do autor
Publicou vários trabalhos sobre folclore. Seguem alguns deles:
- Ribeirão da Ilha
- Vida e relatos
- Os engenhos de farinha de mandioca da Ilha de Santa Catarina, Origem e raízes do Boi-de-mamão catarinense, Ritos de Passagem (1975)
- Folclore ergológico (1979)
- O sentimental e o folclórico Pão por Deus (1980)
- Do fato folclórico ao fato turístico (1981)
- As festas do Divino Espírito Santo- origens (1985)
- Sobre a pombinha açoriana(1988)
- A arte da baleeira (1991)
- Mandioca e tradição (1992)
- A simbólica do Espírito Santo (1997)
- A flor símbolo de Santa Catarina
Homenagem
No dia 31 de agosto de 2007 o Avaí Futebol Clube inaugurou, nas dependências de seu estádio, a Biblioteca Nereu do Vale Pereira, nome este em homenagem ao torcedor e ex-presidente do clube .
A biblioteca do Avaí que, além de contar com um bom acervo bibliotecário, ainda possui computadores com acesso a internet e atende mais de 50 garotos das categorias de base do clube que, em seus horários livres, realizam pesquisas e estudos.