Miguel Mota
Quick Facts
Biography
Miguel Eugénio Galvão de Melo e Mota (Lisboa, 15 de Outubro de 1922 - 24 de Março de 2016), foi um cientista e professor universitário português, que se destacou principalmente no estudo da genética.
Biografia
Nascimento e formação
Miguel Mota nasceu na cidade de Lisboa, em 15 de Outubro de 1922. Em 1946, licenciou-se em agronomia no Instituto Superior de Agronomia.
Carreira profissional
Começou a trabalhar na investigação agrícola em 1948, logo após o final da licenciatura, como director Laboratório de Citogenética da Estação de Melhoramento de Plantas, em Elvas. Integrou-se depois na Estação Agrónoma Nacional, onde atingiu a posição de investigador principal em 1973.
Destacou-se pelos seus estudos revolucionários sobre divisão celular em 1957, que no entanto só foram validados internacionalmente em 1987. Em Portugal, foi o pioneiro no uso da microscopia electrónica, e foi responsável por grandes avanços na compreensão da genética e da biologia celular nas plantas, o que levou ao desenvolvimento de cereais melhorados. Assumiu-se como um dos principais investigadores desta área, tanto a nível nacional como internacional. Trabalhou em várias instituições no estrangeiro, incluindo na Suécia, no Reino Unido e nos Estados Unidos da América, e publicou mais de mil artigos em diversos jornais e revistas científicas. Também colaborou na revista Vida Rural, onde defendeu a investigação agrícola. Trabalhou como cientista até à sua reforma, em 1992.
Também exerceu como professor, tendo em 1983 começado a ensinar na Universidade de Évora como professor catedrático convidado.
Falecimento
Miguel Mota faleceu em 24 de Março de 2016, aos 94 anos de idade. O funeral teve lugar no dia seguinte.
Homenagens
Em 2006, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Évora. Devido ao seu trabalho na genética, foi homenageado em 2009 pelo Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto, numa cerimónia onde participaram alguns dos maiores cientistas da área a nível mundial.
Obras publicadas
- Uma guerra entre as plantas: novela de divulgação agrícola (1954)