Mario Pirata
Quick Facts
Biography
Mario Pirata (Mario Augusto Franco de Oliveira) (Porto Alegre) é um poeta e escritor brasileiro. Autodenomina-se poeta e brincadeiro.
Cursou Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Começou escrevendo folhetos, fazendo parte da geração mimeógrafo dos anos 70. Vem dedicando-se à educação, brincando com crianças, conversando com adolescentes e adultos, apresentando-se em teatros, feiras, congressos, praças, instituições e espaços culturais diversos com a Aula-Espetáculo Roda de Poesia.
Mario já foi patrono e padrinho em inúmeras feiras de escolas e estabelecimentos de ensino. Também realizou Macunaimando, com o músico Marcelo Fornazier, Sexta em Verso e Mais do que nunca a Poesia, com a atriz e diretora Deborah Finocchiaro, e Quando a Poesia Canta, com a compositora e intérprete Karine Cunha. Participou de inúmeros saraus e encontros de poesia. Realiza oficinas de criatividade onde o trabalho está voltado para o desenvolvimento da linguagem, permeado com o lúdico e o encantamento, sinalizando o caminho do professor para o universo da educação. Tem doze livros publicados, participações em antologias e publicações diversas, como as agendas Livro da Tribo. Escreveu O Cavaleiro da Mão-de-Fogo, Arca de Noel, O Auto de Natal do Abelardo, além do texto O Cisne, respectivamente, para o grupo de teatro de bonecos A Caixa do Elefante, de Porto Alegre, e para o grupo Entre Linhas, de Novo Hamburgo. Integra o coletivo de poetas realizador dos eventos Portopoesia e Porto Alegre dá Poesia.
Em 2011, ministrou Oficinas de Poesia e Linguagem, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre.
Livros publicados
- 1981: Um pé de vento de nome Huá (poesia)
- 1988: Calcinha rosa na cadeira de balanço (poesia)
- 1989: As minhocas também amam e mamam (poesia infantil)
- 1992: Cambalhota (poesia)
- 1996: Os dois amigos (poesia infantil)
- 1997: Bicho-poesia (poesia infantil)
- 2001: O fazedor de balões (poesia infantil) - Prêmio Pandorga, TVE / Câmara do Livro - Feira do Livro de Porto Alegre e Prêmio Açorianos 2002 – Secretaria de Cultura, Prefeitura Municipal de Porto Alegre
- 2002: A magia do brincadeiro (poesia infantil)
- 2003: A volta do bicho-poesia (poesia infantil)
- 2004: O cavaleiro da mão-de-fogo (teatro) - Troféu Livro do Ano 2005, pela Associação Gaúcha de Escritores
- 2009: Poemeninos (poesia)
- 2011: Versos para namorar 1, 2, 3 / Asaladeauladapoesia / Poemas de amor adolescente - Antologia (poesia)