Marcos Rolim
Quick Facts
Biography
Marcos Flávio Rolim (Porto Alegre, 16 de agosto de 1960) é um jornalista, sociólogo e político brasileiro, que atua como professor universitário e consultor em segurança pública e direitos humanos.
É formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), estudou doutorado e mestrado em sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é professor da cátedra de direitos humanos do Centro Universitário Metodista (IPA).
Foi vereador em Santa Maria entre 1983 a 1988 e foi eleito deputado estadual nas eleições de 1990 e 1994.Na Assembleia Legislativa, presidiu a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos durante seis anos. Em 1998, elege-se deputado federal com 54 mil votos. Durante seu mandato na Câmara dos Deputados, presidiu a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos e a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, foi vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça e vice-líder da bancada do Partido dos Trabalhadores. Em 1999, recebeu o Prêmio UNESCO em Direitos Humanos no Brasil. Nas eleições de 2002, não conseguiu ser reeleito.
Mudou-se com a família para a Inglaterra em 2003, onde foi professor-visitante da Universidade de Oxford. Em entrevista à Gazeta do Sul, concedida quando já tinha retornado ao Brasil, declarou que a militância havia lhe custado muito caro e que ter perdido sua reeleição como deputado federal foi "algo muito bom".
Em 2009, desfiliou-se do Partido dos Trabalhadores. Integrou a executiva da campanha presidencial de Marina Silva em 2010 e 2014. Atualmente, é coordenador de Comunicação Social do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) e membro do Conselho Nacional de Política Criminal. Também é articulista do jornal Zero Hora.
Em março de 2010, recebeu o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre, pela Câmara Municipal de Porto Alegre.
Publicações
- 1980- “Hora do Povo: Uma Vertente para o Fascismo”, em co-autoria com Adelmo Genro Filho e Sérgio Weigert. São Paulo, Brasil Debates.
- 1993-“A Imitação da Política”, Porto Alegre, Editora Tchê.
- 1999- “Teses para uma Esquerda Humanista”, Porto Alegre, Sulina.
- 2005- “Desarmamento: evidências científicas”, Porto Alegre, Palmarinca/Dacasa.
- 2006- “A Síndrome da Rainha Vermelha: policiamento e segurança pública no século XXI”, Rio de Janeiro, Zahar/Universidade de Oxford.
- 2008 – “Mais educação, menos violência. Caminhos inovadores do programa de abertura das escolas públicas nos fins de semana”. Brasília, UNESCO, Fundação Vale.
- 2010 – “Bullying, o pesadelo da escola”. Porto Alegre, Editora Dom Quixote.
- 2012 – Inicia como articulista de Direitos Humanos no jornal Extra Classe, publicado pelo Sinpro/RS, com sede em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
Ligações externas
- Marcos Rolim no Facebook
- Marcos Rolim, site oficial
- Marcos Rolim, no jornal Extra Classe