peoplepill id: marcos-lisboa
ML
Brazil
1 views today
1 views this week
The basics

Quick Facts

Places
Work field
Gender
Male
Place of birth
Rio de Janeiro, Brazil
Age
60 years
The details (from wikipedia)

Biography

Marcos de Barros Lisboa (Rio de Janeiro, 8 de fevereiro de 1964) é um economista e atual presidente do Insper. De 2003 a 2005, foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda do governo Lula. Lisboa exerceu ainda a função de diretor-executivo e vice-presidente do Itaú Unibanco. Ele é colunista da Folha de S.Paulo.

Carreira

Lisboa doutorou-se em economia pela Universidade da Pensilvânia e atuou como assistente no Departamento de Economia da Universidade de Stanford. No Brasil, foi professor assistente da Fundação Getúlio Vargas e Presidente do Insper.

Lisboa assumiu o governo Lula com a inflação e o dólar em alta, atuando ao lado de Joaquim Levy, Henrique Meirelles, Murilo Portugal e Alexandre Schwartsman, conduzindo o governo a uma política fiscal de austeridade com uma política monetária dura e restritiva aliada a uma meta de superavit primário de 4,25% do PIB. (Produto Interno Bruto) ao mesmo tempo a taxa básica de juros brasileira foi elevada para 26,50%.

A despeito de ter integrado o governo Lula, Lisboa tem sido classificado como liberal, crítico do que chamou de “intervencionismo desmedido do Estado”, iniciado a partir de 2008:

“No fim dos anos 1990 e começo dos anos 2000, o país experimentou um momento de crescimento com quebra da desigualdade e com uma economia aberta, que premiava a produtividade e não o acesso a Brasília. Colhemos bons frutos disso, mas infelizmente escolhemos outro rumo a partir de 2008. Voltamos ao Brasil do passado, do Período Geisel”.

Em 2010, Lisboa conquistou o prêmio ‘Economista do Ano’ concedido pela Ordem dos Economistas do Brasil.

Livros

  • Preços de Produção, Método de Longo Prazo e Equilíbrio Geral: Uma Crítica à Teoria Neo-Ricardiana dos Preços Relativos
  • O Valor das Ideias: Debate em Tempos Turbulentos (em coautoria com Samuel Pêssoa, Fernando Haddad e outros)


Ver também

  • Escândalo do IRB
The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
Marcos Lisboa is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Credits
References and sources
Marcos Lisboa
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes