Manuel Gomes Barradas de Oliveira
Quick Facts
Biography
Manuel Gomes Barradas de Oliveira (1912 — 1984) foi um jornalista e escritor ligado aos órgãos de propaganda do regime do Estado Novo. Fundador da ANI, foi diretor do jornal Diário da Manhã, órgão oficioso da União Nacional em Lisboa.
Biografia
Barradas de Oliveira foi um dos principais propagandistas do corporativismo e dos ideais «ordeiros» do Estado Novo. Em conjunto com Dutra Faria e Manuel Marques Gastão, foi um dos fundadores da Agência de Notícias e de Informações, uma agência noticiosa que foi instrumental na política de comunicação social do Estado Novo, especialmente no período da Guerra Colonial.
Dutra Faria e Barradas de Oliveira eram comentaristas habituais da televisão, sendo frequente a sua presença na RTP. O jornal dirigido por Barradas de Oliveira era o principal porta-voz das posições da União Nacional.
Obras publicadas
Para além da sua colaboração em periódicos, é autor das seguintes monografias:
- Alexandre Herculano: retrato político. Lisboa: Templo, 1978
- A pedra que foi rejeitada. Lisboa: ALEF, 1972
- O Ministro do Ultramar nas Províncias do Oriente : algumas notas sobre a viagem. Lisboa: Sociedade Astória, 1953
- Quando os cravos murcham. Meio milhão de mortos. Lisboa: Fernando Pereira, [D.L. 1982]
- Roteiro do Oriente: na viagem do Ministro do Ultramar, Comandante Sarmento Rodrigues, às províncias portuguesas da Índia, Timor e Macau, no ano de 1952. Lisboa: Agência Geral do Ultramar, 1953
- A vergonhosa descolonização. Lisboa: Edições Fernando Pereira, 1984
- Viriato. Lisboa: [s.n.], 1964