Luís Eulálio de Bueno Vidigal
Quick Facts
Biography
Luís Eulálio de Bueno Vidigial (São Paulo, 4 de fevereiro de 1911—1995) foi um jurista brasileiro, professor catedrático na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, empresário e advogado.
Filho de Gastão Vidigal e Maria Amélia Bueno, fez o curso primário, no período de 1918 a 1922, no Ginásio de Nossa Senhora do Carmo, e de 1922 a 1928 cursou o Ginásio de Estado, da capital.
Em 1928 matriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, recebendo o grau de bacharel em 1932. Foi então professor de Geografia e exerceu depois os cargos de inspetor do ensino secundário, secretário geral e consultor jurídico do Sindicato dos Bancos.
Em outubro de 1940 fez seu primeiro concurso para livre-docente de Direito Judiciário Civil (atual Direito Processual Civil) e, aprovado, recebeu o grau de doutor em Direito. Em agosto de 1953, participou de concurso para professor catedrático da mesma disciplina, sendo classificado em primeiro lugar.
No período de 1963 a 1966 foi diretor da Faculdade de Direito. Em março de 1973, foi-lhe conferido o título de professor emérito.
Em 15 de agosto de 1958, juntamente com Alfredo Buzaid, José Frederico Marques, Cândido Rangel Dinamarco,Galeno Lacerda e outros, fundou o Instituto Brasileiro de Direito Processual Civil - IBDPC (hoje o Instituto Brasileiro de Direito Processual - IBDP), onde foi secretário-geral.
Foi conselheiro da Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, membro do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil e do Instituto dos Advogados de São Paulo.
Após sua aposentadoria, aos 70 anos, passou a atuar principalmente como advogado e empresário, com especial enfoque no cargo de presidente da Cobrasma.
Principais Obras Publicadas
- Possui vários artigos publicados na Revista da Faculdade de Direito, Revista dos Tribunais e Revista Forense.
- Da execução direta das obrigações de prestar declaração de vontade: dissertação para concurso à cadeira de direito judiciário civil da Faculdade de Direito da USP. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1940.
- Da ação rescisória dos julgados. São Paulo: Saraiva, 1948.
- Da imutabilidade dos julgados que concedem mandado de segurança: dissertação de concurso à cadeira de direito judiciário civil da Faculdade de Direito da USP. São Paulo: s.c.p., 1953.
- Do mandado de segurança. São Paulo: s.c.p., 1953.
- Existe direito de ação? Revista de Direito Processual Civil, São Paulo, v. 5, p. 7-12,1962.
- Direito processual civil. São Paulo: Saraiva, 1965.
- Comentários ao Código de Processo Civil: vol.VI - arts. 485 a 495. 2ª ed., São Paulo: Saraiva, 1976.
Ligações externas
- Faculdade de Direito da USP
- Instituto Brasileiro de Direito Processual - IBDP
- Diretor da Faculdade de Direito da USP
- Diretores da Faculdade de Direito da USP
Precedido por Luís Antônio da Gama e Silva | Diretor da Faculdade de Direito da USP 1963 a 1966 | Sucedido por Alfredo Buzaid |