Lubi Prates
Quick Facts
Biography
Lubi Prates (São Paulo, 7 de novembro de 1986) é uma poeta, editora, tradutora e psicóloga brasileira.
Finalista do 61º Prêmio Jabuti e do 4º Prêmio Rio de Literatura, com o livro um corpo negro (2018), selecionado para criação e publicação de poesia pelo Programa de Apoio Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura do governo do estado de São Paulo.
Biografia
Seu livro de estreia foi coração na boca (2012). Em 2016, publicou triz e, em 2018, publicou um corpo negro, livro contemplado para criação e publicação de poesia pelo Programa de Apoio Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura do governo do estado de São Paulo. um corpo negro foi finalista do 61º Prêmio Jabuti e do 4º Prêmio Rio de Literatura.
Lubi Prates é fundadora da nosotros, editorial e edita a revista literária Parênteses. Foi co-organizadora com outras mulheres de dois festivais de poesia para a visibilidade de poetAs, o eu sou poeta, em São Paulo, em 2016, e o Otro modo de ser, em Barcelona, em 2018.
Tem diversas participações em coletâneas e eventos, tanto dentro quanto fora do Brasil. Foi convidada do Festival Literário de Votuporanga, Festival Internacional de Poesia do Uruguai e do La Juntada, Festival Internacional de Poesía Joven da Argentina, em 2018.
Foi uma das organizadoras de GOLPE: antologia-manifesto, uma antologia com diversos artistas sobre os rumos da política brasileira, publicado pela nosotros, editorial.
É a tradutora da Poesia Completa de Maya Angelou, publicada, em 2020, pela editora Astral Cultural.
Foi uma das curadoras do Clube de Leitura Antirracista, que aconteceu durante o ano de 2019, no Centro Cultural São Paulo.
Formada em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, atualmente, cursa doutorado em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo e atende em consultório.
Pelo Conselho Regional de Psicologia, Lubi foi contemplada com o Prêmio Jonathas Salathiel de Psicologia e Relações Raciais, na categoria de criações artísticas, com o livro um corpo negro.
Obras publicadas
- coração na boca (2012)
- triz (2016)
- um corpo negro (2018)