Ladislau Dowbor
Quick Facts
Biography
Ladislas Dowbor, conhecido como Ladislau Dowbor (Banyuls-sur-Mer, França,1941), é um economista brasileiro, de origem polonesa.
Biografia
Filho deLadislas Dowbor e de Sofia Denartevicz, nasceu na França, durante a Segunda Guerra Mundial, quando seus pais estavam a caminho da América, fugindo da guerra. A partir de 1951, a família se estabelece no Brasil.
Depois de formar-se em Economia Política na Universidade de Lausanne, na Suíça, obteve seu mestrado e doutorado em Ciências Econômicas (1976) na Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia (atual Escola de Economia de Varsóvia; em polonês, Szkoła Główna Handlowa w Warszawie).
Durante o regime militar de 1964, foi militante de esquerda e membro da direção da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR). Como líder da organização, participou, emmarço de 1970,do sequestro de Nobuo Okuchi, cônsul do Japão em São Paulo. Menosde um mês depois da libertação do diplomata (em troca da liberação de cinco presos políticos:Damaris de Oliveira Lucena, esposa do falecido Antonio Raimundo de Lucena,e seus três filhos; Shizuo Ozawa, Diógenes José de Carvalho Oliveira; Otávio Ângelo;Madre Maurina , do Lar Santanade Ribeirão Preto),Ladislau e os demais militantes envolvidos no sequestro foram presos pelos órgãos de segurança. Na prisão, Ladislaufoi torturado até que, nos primeiros dias de 1971,foi incluído no grupo de40 presos políticos libertados em trocado embaixador suíço Giovanni Bucher, também sequestrado,numa operação comandada por Carlos Lamarca.A companheira de Ladislau, a psicóloga Pauline Philipe Reichstul (1947 - 1973) também acabou sendo presae foi torturada até a morte,juntamente com outros cinco membros da VPR, no episódio conhecido como "Chacina da Granja de São Bento",operação montada em 8 de janeiro de 1973, pelo delegado Sérgio Fleury, o infiltrado cabo Anselmo e o agente do DOPS Carlos Alberto Augusto, na cidade de Paulista, Região Metropolitana do Recife.
No exílio, Ladislau Dowbor viveuinicialmente na Argélia. Ainda nos anos 1970, foi professor de finanças públicas na Universidade de Coimbra. A convite do ministro Vasco Cabral, tornou-se coordenador técnico do Ministério de Planejamento da Guiné-Bissau (1977-81). Também trabalhou como consultor na Nicarágua, Costa Rica, África do Sul e no Equador.
Anistiado, regressou ao Brasil.
Entre1989 e 1992 foi Secretário de Negócios Extraordinários da Prefeitura de São Paulo (administração de Luiza Erundina), respondendo especialmente pelas áreas de meio ambiente e relações internacionais.
Atualmente é professor titular no departamento de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, nas áreas de economia e administração. Continua a atuar como consultor de diversas agências das Nações Unidas, bem como de governos e municípios, além de várias organizações do sistemaS. Atua como conselheiro noInstituto Polis, CENPEC, IDEC, Instituto Paulo Freire, Conselho da Cidade de São Paulo e outras instituições. Nos anos mais recentes,tem trabalhado no desenvolvimento de sistemas descentralizados de gestão, particularmente emadministrações municipais.
Obras publicadas
Ladislau Dowbor é autor ou coautor de mais de 40 livros, a exemplo de Formação do Terceiro Mundo e O que é capital (ambos da editora Brasiliense), Aspectos econômicos da Educação (editora Ática) e Formação do Capitalismo no Brasil, publicado em diversos países e atualizado em 2010. Seu livro mais Democracia Econômica apresenta 20 eixos de mudanças para o país e pode ser baixado na íntegra a partir do site do autor (dowbor.org). A Era do Capital Improdutivo - A nova arquitetura do poder: dominação financeira, sequestro da democracia e destruição do planeta é seu livro mais recente e esclarece como a crise econômica atual está menos relacionada com o déficit fiscal dos países e sim com a drenagem que o sistema financeiro provoca no sistema produtivo, ao invés de irrigá-lo.
Ligações externas
- Ladislau Dowbor, Celso Daniel, Marina Silva eMiguel Rossetto. *Poder Local e Socialismo São Paulo : Fundação Perseu Abramo, 2002 (Coleção Socialismo em Discussão)