Junior Mochi
Quick Facts
Biography
Oswaldo Mochi Junior, (Itápolis, 23 de agosto de 1962) é um advogado e político brasileiro, conhecido como Junior Mochi. Ex-prefeito da cidade de Coxim, cumpriu três mandatos como deputado estadual de Mato Grosso do Sul, presidindo a Assembleia Legislativa entre 2015 e 2019.
Biografia
Vida pessoal
Nascido na cidade paulista de Itápolis, mudou-se para Mato Grosso do Sul para trabalhar como servidor público do Banco do Brasil e do Tribunal de Justiça do estado em Fátima do Sul. Casado com a empresária Cristiane Gomes, tem dois filhos: Lucas e Heitor.
Carreira política
Filiado ao então PMDB, Mochi foi eleito prefeito em 1996 e reeleito em 2000. Dois anos depois, foi eleito deputado estadual. Foi reeleito em 2010 e 2014.
Em 2015, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa, sendo reeleito antecipadamente no ano seguinte.
Nas eleições de 2018, foi candidato ao governo do estado.
Controvérsias, polêmicas e processos judiciais
Em setembro de 2013, o deputado foi condenado pela Justiça Federal a ressarcir o erário de Coxim por irregularidades nas obras do aterro sanitário. Na época, Mochi lamentou a decisão. No ano seguinte, o parlamentar recorreu a uma corte eleitoral para impedir que o jornal eletrônico Edição MS publicasse reportagens com seu nome pelo caso do aterro sanitário.
Já em 2017, a Polícia Federal (PF) apontou durante as investigações da Operação Lama Asfáltica que Mochi seria emissário do empresário João Amorim junto ao então governador do estado, Reinaldo Azambuja.