José Tomás da Porciúncula
Quick Facts
Biography
José Tomás da Porciúncula (Petrópolis, 25 de dezembro de 1854 — 28 de setembro de 1901) foi um médico e político brasileiro.
Membro da tradicional família Porciúncula, filho de grandes proprietários de terra, doutorou-se em medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro. Fundou com outros colegas a "Sociedade Médica e Cirúrgica do Rio de Janeiro".
Filiado ao Clube Republicano, elegeu-se deputado provincial em duas legislaturas. Foi deputado constituinte no Rio de Janeiro. Governou o Maranhão como seu primeiro presidente republicano, estado pelo qual também foi deputado provincial.
Foi o primeiro governante eleito pelo povo fluminense para a presidência do estado, em 24 de abril de 1892. Durante seu governo, a Assembléia transferiu a capital do estado para Petrópolis, devido a primeira revolta da Armada, sendo então adquirido o palacete do barão do Rio Negro para sede do governo.
Chegou ao Senado, que o enviou como ministro plenipotenciário no Uruguai. Presidiu o Partido Republicano Fluminense (PRF), ligado ao Partido Republicano Federal, e liderou a ala antiflorianista, ou seja, contra o autoritarismo armado. Faleceu como senador pelo estado do Rio de Janeiro.
Ligações externas
- Relatório com que José Tomás da Porciúncula passou a administração do estado em 7 de julho de 1890 ao 1º vice-governador Augusto Olímpio Gomes de Castro
- Informações sobre José da Porciúncula.
Precedido por Eleutério Frazão Muniz Varela | Presidente do Maranhão 1890 | Sucedido por Augusto Olímpio Gomes de Castro |
Precedido por Baltasar da Silveira | Presidente do Rio de Janeiro 1892 - 1894 | Sucedido por Maurício de Abreu |