José Kairala
Quick Facts
Biography
Kairala José Kairala (Manaus, 1º de fevereiro de 1924 — Brasília, 4 de dezembro de 1963) foi um comerciante e político brasileiro, senador pelo Acre em 1963. Foi assassinado no exercício do mandato, dentro do prédio do Senado Federal, vítima de uma bala perdida disparada pelo também senador Arnon de Melo.
Biografia
Filho de José Kairala e Carolina Moussuly Kairala. Após trabalhar como comerciante estreou na política pelo PSD quando foi eleito suplente do senador José Guiomard em 1962 e a quem substituiu a partir de 6 de julho de 1963 quando o titular entrou em licença.
Sua última sessão como senador aconteceu em 4 de dezembro de 1963, quando Arnon de Melo (pai do ex-presidente brasileiro Fernando Collor) ocupava a tribuna para rebater acusações que lhe foram desferidas seu inimigo político, Silvestre Péricles de Góis Monteiro, quando este adentrou ao plenário e interrompeu o orador à custa de agressões verbais. Melo sacou uma arma e disparou contra o desafeto, que saiu ileso. Sentado à primeira fila, porém, Kairala foi atingido e faleceu horas mais tarde. Presos em flagrante após o crime, os senadores alagoanos acabaram isentos de punição.
Por conta do acontecido sua família retornou ao Acre e a seguir foi para Minas Gerais até fixar-se no Distrito Federal em 1977 e nesse período sua esposa trabalhou como lavadeira e babá após a viuvez.