José Ilário Gonçalves Marques
Quick Facts
Biography
José Ilário Gonçalves Marques (Quixadá, 13 de janeiro de 1961) é um político brasileiro filiado ao Partido dos Trabalhadores.
Biografia
Iniciou sua vida estudantil, em 1968, na Escola Pública José Jucá. Concluindo seus estudos secundários no Colégio Estadual Cel. Vírgilio Távora também em Quixadá em 1976, mudou-se para Fortaleza para cursar Direito na Universidade Federal do Ceará.
Engajou-se no movimento estudantil, sendo eleito presidente do Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua da Universidade Federal do Ceará. Sua militância política teve continuidade com sua filiação no Partido dos Trabalhadores (PT) em 1982. Atuou junto a diversos sindicatos rurais. Como conseqüência de sua militância, foi eleito em 1986, com apenas 25 anos, deputado estadual. Em seu primeiro mandato, foi membro da mesa diretora da Assembléia e atuando na Constituinte Estadual. Neste período, também exerceu a presidência regional do PT.
Em 1992, foi eleito prefeito municipal de Quixadá, em substituição às tradicionais famílias políticas da região. Sua gestão foi marcada por investimentos sociais como a criação do Programa Saúde da Família e por iniciativas de geração de emprego e renda, reconhecidas pelo Prêmio Nacional da Fundação Ford. Em 1998, conquistou novo mandato no parlamento estadual, onde ocupou o cargo de terceiro secretário na mesa diretora e, novamente, retornou à chefia do Executivo quixadaense em 2001, sendo reeleito em 2004.
Foi coordenador da campanha de Lula à presidência da república no Ceará. Durante viagem de helicóptero para realização campanha na região do Cariri sofreu acidente que o obrigou a pedir licença da prefeitura. Retorna ao cargo em 2007.
Em dezembro de 2007 foi eleito para assumir a presidência regional do PT cearense para um mandato de dois anos.
Em 2010, foi candidato a deputado federal pelo PT, mas não obteve sucesso. Por ser enquadrado na Lei Ficha Limpa, Ilário Marques não teve os 58.156 votos validados pela Justiça Eleitoral. No entanto, mesmo que o STF tenha validado a votação dos candidatos em 2010, a votação de Ilário Marques não foi suficiente para ser eleito, ficando na suplência . Em 2012, tentou ser novamente candidato a prefeito de Quixadá, porém ainda estava inelegível.
Em 2016, voltou a ser candidato a prefeito de Quixadá pelo PT e venceu a eleição contra Dr. Ricardo Silveira do PMDB, com quase 57% dos votos (56,94%), uma diferença de mais de 6 mil votos.
Ligações externas
Ver também
- Lista de prefeitos de Quixadá