Joaquim Vitorino Ribeiro
Quick Facts
Biography
Joaquim Vitorino Ribeiro (Porto, 1849 - Porto, 1928) foi um pintor, conservador, professor e colecionador português.
Biografia
Nasceu na cidade do Porto a 26 de dezembro de 1822.
Estudou Desenho e Pintura na Academia Portuense de Belas Artes tendo sido discípulo de João Correia.
Em 1873, com o apoio de um subsídio particular, parte para Paris para continuar os seus estudos na Escola Nacional de Belas Artes, onde alcançou inúmeros prémios e menções honrosas, conviveu com os mestres Alexandre Cabanel (1823-1889), Adolphe Yvon (1817-1893), Jean Leóne Gerôme (1824-1904) e Gustava Boulanger (1824-1888), fez amizade com Armand Dayof (1851-1934) e teve como companheiros os artistas portugueses Soares dos Reis, Silva Porto, Marques de Oliveira, Henrique Pousão e Artur Loureiro.
Regressa ao Porto em 1889 e nesse mesmo ano é nomeado Conservador da Galeria de Arte da Santa Casa da Misericórdia do Porto ficando com a responsabilidade da instalação de um museu na galeria desta instituição, da manutenção e conservação do museu e produção de novas pinturas, sobretudo de benfeitores da Misericórdia do Porto. Produziu mais de duas dezenas de retratos, destacando-se a do rei D. Manuel II (1908).
Para além da Misericórdia do Porto, também pintou para outras instituições, destacando-se as seguintes obras:
- Claustro da Sé do Porto;
- Chegada de Vasco da Gama à Índia;
- Portal de Paço de Sousa;
- Igreja de S. Francisco;
- Almeida Garrett de sentinela à porta do Convento dos Grilos.
Lecionou de forma gratuita no Colégio Barão de Nova Sintra e no Instituto Araújo Porto até 1904, ano em que é nomeado professor efetivo pela Mesa da Santa Casa da Misericórdia do Porto.
Foi um grande colecionador e a ele se deve uma importante parte do espólio militar conservado pelo Museu Militar do Porto sobre as invasões francesas e as Lutas Liberais.
Faleceu na cidade do Porto em 1928.