Joaquim Letria
Quick Facts
Biography
Joaquim José da Conceição Letria GCC (Lisboa, 8 de Novembro de 1943) é um jornalista português. Foi fundador dos semanários "O Jornal" e do "Tal & Qual".
Biografia
Começou a carreira a trabalhar no "Diário de Lisboa" em 1961, com 18 anos. Passou mais tarde para a revista Flama e para o Rádio Clube Português. Trabalhou para a Associated Press durante sete anos regressando depois disso temporariamente a Lisboa, onde trabalhou novamente no Diário de Lisboa. Pouco depois concorreu a um lugar na BBC e mudou-se para Londres.
Após a Revolução dos Cravos, em 1974, decidiu regressar a Portugal, começando a trabalhar na Radiotelevisão Portuguesa como director-adjunto de Informação para Programas não-Diários.
Na primavera de 1975, Letria participou na fundação do semanário O Jornal, de onde pouco tempo depois passou para a agência noticiosa portuguesa ANOP. Em 1978, regressou à RTP para fazer e apresentar o "Informação 2", telejornal do segundo canal da televisão estatal.
Foi neste período que criou os dois programas de televisão que o tornaram mais conhecido em Portugal, o "Directíssimo" e o "Tal & Qual", que misturavam informação com entretenimento. A popular rubrica "Apanhados" apareceu, em 1979, no "Tal & Qual". Em 1980, após a vitória da Aliança Democrática nas eleições legislativas, a RTP acabou com o "Tal & Qual" e afastou Letria da direção do canal. Nesse mesmo ano, resolveu lançar um jornal semanário com o nome do programa extinto. Entretanto, em finais de 1980, participou na campanha eleitoral de Ramalho Eanes para as presidenciais. Quando este assumiu a presidência da República passou a ser o seu porta-voz, função que desempenhou até 1986. A 19 de Abril de 1986 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo. Regressou então de novo à RTP, onde apresentou o programa "Já Está", mas em 1988 saiu para dirigir a revista de grande informação Sábado, a convite de Pedro Santana Lopes. Em janeiro de 1992, deixou a direção da revista onde se manteve como cronista até esta fechar em setembro de 1993. Entretanto, apresentou o programa "Rosa dos Ventos" da RTP Internacional.
No início dos anos 90 apresentou, na RTP2, o programa Apanhados (o primeiro do género em Portugal), que contava com sketches de José Pedro Gomes e António Feio.
Em 1995 regressou à RTP com o talk-show "Conversa Afiada", que passava ao início da madrugada, e outro na RTP Internacional, o Café Lisboa, na companhia do falecido Agostinho Roseta e de José Amaral.
Apresentou em 1996 na RDP Antena 1 o programa Cobras e Lagartos, que provocou uma crise diplomática entre Portugal e Angola em 1996 pelo facto de Letria ter alegadamente proferido ideias racistas e emitido juízos considerados ofensivos para os dirigentes angolanos. Letria foi despedido da RDP.
Em 1998, lançou o livro A Verdade Confiscada. Escândalo - A Armadilha da Nova Censura. Posteriormente, colaborou com a Rádio Comercial, com o jornal diário 24 Horas, deu aulas na Universidade Lusíada, fez consultoria de comunicação e manteve a ligação à televisão através da produção de documentários.
Atualmente, participa regularmente no programa A Tarde É Sua na TVI.
Filmografia
- O Rei das Berlengas (1978), realizado por Artur Semedo