peoplepill id: joao-pinheiro-2
JP
Brazil
1 views today
1 views this week
Joao Pinheiro
Brazilian comics artist

Joao Pinheiro

The basics

Quick Facts

Intro
Brazilian comics artist
Places
Work field
Gender
Male
Birth
Place of birth
São Paulo, São Paulo, Brazil
Age
44 years
Family
Awards
Troféu HQ Mix
 
Prix du jury œcuménique de la bande dessinée
 
The details (from wikipedia)

Biography

João Pinheiro (São Paulo, 1981) é um quadrinista, artista visual e professor brasileiro. Com 19 anos, começou a estudar Artes Plásticas na Faculdade Paulista de Artes, passando a se dedicar ao desenho, tendo colaborado com revistas no Brasil e no exterior, como Hipnorama, Inkshot, Serafina, Rolling Stone e Bill. Também publicou quadrinhos em coletâneas independentes, como Front, Graffiti e Cavalo de Teta, esta última criada por Pinheiro em 2017 com foco em humor político.

Em 2011, Pinheiro publicou pela editora Devir a HQ biográfica Kerouac, (o título propositalmente tem uma vírgula ao final do nome) sobre o escritor Jack Kerouac. Em 2015, lançou mais um quadrinho biográfico, Burroughs, dessa vez pela editora Veneta. O livro, que também foi publicado na Turquia e na França, traz a vida do escritor William S. Burroughs.

Em 2016, Pinheiro desenvolveu, ao lado de sua esposa Sirlene Barbosa, o romance gráfico Carolina. O livro conta a história da escritora Carolina de Jesus, autora de Quarto de Despejo, desde sua infância pobre em Minas Gerais, sua vida na favela do Canindé, a fama conquistada após a publicação de seu livro e as decepções e o esquecimento que se seguiram. O roteiro e os desenhos ficaram a cargo de Pinheiro, tendo por base a pesquisa acadêmica desenvolvida por Sirlene acerca da autora. O livro foi publicado em 2016 no Brasil pela editora Veneta e, em 2019, na França pela editora Presque Lune.

Em 2017, Pinheiro lançou pela editora Criativo o livro Diário Vagulino: Desenhos das Quebradas, que traz diversas ilustrações feitas pelo artista de cenários urbanos das "quebradas" de São Paulo (forma como popularmente é chamada a periferia da cidade) realizados diretamente com caneta sobre papel. Em 2020, Pinheiro criou duas HQs digitais sobre a pandemia de COVID-19. A primeira, intitulada Pandemia na Quebrada, foi feita em coautoria com Sirlene Barbosa e publicada no blog da editora Veneta. A segunda, publicada no site do Instituto Moreira Salles, tem como título Farol de Quebrada. Ambas trazem os impactos da COVID-19 na periferia como seu principal tema.

Premiações

Pinheiro foi indicado ao Prêmio Jabuti de melhor história em quadrinhos em 2017 por Carolina. A edição francesa do livro ganhou o prêmio especial do júri ecumênico no Festival de Angoulême em 2019. No ano seguinte, João Pinheiro e Sirlene Barbosa ganharam o Troféu HQ Mix na categoria " Relevância internacional".

Ligações externas

The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
Joao Pinheiro is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Credits
References and sources
Joao Pinheiro
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes