peoplepill id: joao-pedro-george
JPG
Portugal
1 views today
1 views this week
João Pedro George

João Pedro George

The basics

Quick Facts

Places
Gender
Male
Birth
Place of birth
Portuguese Mozambique
Age
52 years
The details (from wikipedia)

Biography

João Pedro da Silva Marques de Avellar George (Moçambique, 1972) é sociólogo, crítico literário, escritor, tradutor, ghost writer e professor universitário português.

É o biógrafo de Luiz Pacheco.

Biografia

Sobrinho-bisneto do 1.º Visconde de Avelar e 1.º Conde de Avelar.

Licenciou-se em Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e em 1999 concluiu o Mestrado em Sociologia e Economia Históricas nas mesmas Faculdade e Universidade. Em 2011, doutorou-se em Sociologia da Cultura (FCSH/UNL) com uma tese intitulada «Maldição e consagração no meio literário português: o caso de Luiz Pacheco».

Colaborou no semanário O Independente e nas revistas Livros e Periférica como crítico literário tendo, também, publicado textos académicos em revistas científicas («Campo Literário Português? O Caso da Extinção da Sociedade Portuguesa de Escritores em 1965», Revista de História das Ideias, Vol. 21 – História e Literatura, 2000, pp. 461-499).

Tem colaborado em algumas obras colectivas: «Cultura, 1960-2000», em António Costa Pinto (coord.), História de Portugal (1960-2000) (Fundação Mapfre), «José Pacheco: relações sociais e legitimação artística do grafismo português», em Steffen Dix, 1915 – O Ano de Orpheu (Edições Tinta-da-China), «Cultura Portuguesa: Mutações e persistências», em Marina Costa Lobo (coord.), Portugal e a Europa: Novas Cidadanias (Comissão Europeia/Fundação Francisco Manuel dos Santos), «Os Escritores e o Discurso da Leitura (1960-1995)», em Diogo Ramada Curto (org.), Estudos de Sociologia da Leitura em Portugal no Século XX (Fundação Calouste Gulbenkian), «Matching Migration and Skill in Lisbon Europeanization of Rules and Market Opportunities», em L. Zanfrini (ed.), Diversity Improvement as a Viable Enrichment Resource for Society and Economy (McGraw-Hill; co-autoria: M. Margarida Marques e Marta Ruivo).

Organizou, fixou o texto ou prefaciou as seguintes obras: Luiz Pacheco, Figuras, Figurantes e Figurões (ensaios, crónicas e críticas) (O Independente); Luiz Pacheco, Diário Remendado (Publicações Dom Quixote); Luiz Pacheco, O Crocodilo que Voa (entrevistas, Editorial Tinta da China); O Grilo na Varanda. Correspondência de Luiz Pacheco para Laureano Barros, Editorial Tinta-da-China, 2017; Bryan S. Turner (ed.), Teoria Social (Difel) (em conjunto com Diogo Ramada Curto e Miguel Bandeira Jerónimo); Jack Goody, O Oriente no Ocidente (Difel) (em conjunto com Diogo Ramada Curto); Ana Cássia Rebelo, Ana de Amsterdam (Quetzal).

Traduziu, entre outras, as seguintes obras: Jack Goody, O Oriente no Ocidente (Difel), Quentin Skinner, Visões da Política: sobre os métodos históricos (Difel), António Costa Pinto, Pedro Tavares de Almeida e Nancy Bermeo (org.), Quem Governa a Europa do Sul? O recrutamento ministerial, 1850-2000 (Imprensa de Ciências Sociais, em conjunto com Miguel Bandeira Jerónimo), Nancy Bermeo, A Teoria da Democracia e as Realidades da Europa do Sul (Difel, em conjunto com Tiago Roma Fernandes), Pierre Bourdieu, «Pessoas com História, Pessoas sem História. Diálogo entre Pierre Bourdieu e Roger Chartier», «Diálogo a propósito da História Cultural. Pierre Bourdieu e Robert Darnton»,«Sobre as Relações entre a Sociologia e a História na Alemanha e em França. Entrevista com Lutz Raphael» e «Sobre as Astúcias da Razão Imperialista», em O Poder Simbólico (Edições 70, pp. 317-434), Eduardo Mendoza, O enredo da bolsa e da vida (Sextante Editores), Javier Cercas, Anatomia de um instante (Publicações Dom Quixote), António Salas, Um Ano no Tráfico de Mulheres (Livros d'Hoje), Hipólito de La Torre Gómez, O Estado Novo de Salazar (Texto Editores), Ernesto Che Guevara, Diário da Bolívia, Diário de Cuba e Auto-retrato (Tinta-da-China), Eduardo Punset, Frente a frente com a vida, a mente e o Universo: Conversas com os grandes cientistas do nosso tempo (Publicações Dom Quixote), etc.

Foi professor auxiliar no Departamento de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa, onde leccionou cadeiras como «História do Pensamento Social», «Sociologia da Cultura», «Sociologia da Literatura», «Estado e Sistema Político», «Estruturas da Sociedade Portuguesa», «Formação da sociedade portuguesa contemporânea», «Comunidades e Dinâmicas Sociais», «Sociologia das Migrações», «Operacionalização e teorias da medida», «Teoria e Métodos para as Ciências Sociais«, «Cultura e Conhecimento» (mestrado). Dedica-se em exclusivo à escrita.

Obras

  • O Meio Literário Português: Prémios Literários, Escritores e Acontecimentos (1960-1999), Difel, 2002
  • Couves e Alforrecas. Os segredos da escrita de Margarida Rebelo Pinto, Objecto Cardíaco, 2006
  • Não é Fácil Dizer Bem. Críticas, obsessões e outras ficções, Editorial Tinta da China, 2006
  • Como Sobreviver a Um Terramoto em Portugal, Livros d'Hoje, 2011
  • P*** Que os Pariu! A Biografia de Luiz Pacheco, Editorial Tinta da China, 2011
  • História de Goa. De Afonso de Albuquerque a Vassalo e Silva, Texto Editores, 2012
  • O Que é Um Escritor Maldito? Estudo de Sociologia da Literatura, Editorial Verbo, 2013
  • Prematuros. Inquérito às Políticas Públicas de Saúde Neonatal, Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2014
  • Marquesa de Paiva. O Destino Extraordinário de uma Aventureira do Amor, Livros d'Hoje, 2015
  • Mota Pinto. Biografia, Contraponto, 2016

Referências

Ícone de esboçoEste artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  • Portal da literatura
  • Portal de biografias
  • Portal da educação
The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
João Pedro George is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
João Pedro George
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes