João Álvaro de Brito Albuquerque
Quick Facts
Biography
João Álvaro de Brito Albuquerque (Ilha Graciosa, Açores, Portugal, 13 de Março de 1850 —1907) foi um político e jurista português formado bacharel em direito pela Universidade de Coimbra, em 1873, e um lutador pela autonomia administrativa dos Açores.
Biografia
Foi um homem de grandes conhecimentos e ilustração. Lutou desde sempre pela melhoria do modo de vida na ilha Graciosa onde foi incansável no advogar os seus interesses e concorrer para o seu desenvolvimento e prosperidades. A causa açoriana muito lhe deve, pois, o Dr. João Álvaro, foi na imprensa, onde foi jornalista distinto, um devotado apostolo para a liberdade da autonomia administrativa dos Açores. A mocidade académica encontrou sempre nele um grande protector, um solicito amigo.
Relações Familiares
Foi filho de António Maria de Albuquerque do Couto e Brito da Costa e Faro, natural deNelas, Casal de Vilar Seco onde nasceu em 29 de Setembro de 1814 e de Maria Amélia de Lacerda da Silveira e Bettencourt Labatt, filha de António da Cunha Silveira de Bettencourt, 1º Barão da Fonte do Mato, nascido em 1782 na ilha Graciosa e deIsabel Forjaz de Lacerda Brum de Labath.
Casou com D. Jana Elisa da Cunha e Vasconcelos, de quem teve dois filhos:
1 - D. Eugénia Elisa de Brito e Albuquerque (20 de Novembro de 1882 -?) casada com Guilherme da Silva Quintanilha.
2 - António Maria Brito Albuquerque.