Isabel Mota
Quick Facts
Biography
Isabel Maria de Lucena Vasconcelos Cruz de Almeida Mota GOIH • GCIH (Lisboa, 15 de agosto de 1951) é uma gestora e política portuguesa.
Biografia
Licenciada em Economia e Finanças, foi assistente no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras da Universidade Técnica de Lisboa, subdirectora-geral do Gabinete para a Cooperação Económica Externa, assessora da Direcção-Geral do Tesouro do Ministério das Finanças e conselheira na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia, em Bruxelas. Foi responsável pela representação de Portugal em várias organizações multilaterais, como o Banco Mundial, o Banco Europeu de Investimentos, o Banco Africano de Desenvolvimento e o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Chamada para o Governo, integrou os XI e XII Governos Constitucionais, como secretária de Estado do Planeamento e do Desenvolvimento Regional, com responsabilidade nas negociações com a União Europeia dos fundos estruturais e de coesão para Portugal, entre 1987 e 1995. Em 1996 foi dirigir o Serviço de Orçamento, Planeamento e Controlo da Fundação Calouste Gulbenkian, passando a administradora, em 1999. Coordenou a Estratégia Nacional para o Desenvolvimento Sustentável, em 2004, e é curadora da Fundação da Batalha de Aljubarrota, desde 2009. Recebeu o Prémio Mulher Empresária D. Antónia Ferreira. A 8 de Março de 2005 foi feita Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e a 2 de Fevereiro de 2006 foi elevada a Grã-Cruz da mesma Ordem.
Foi feita Membro do Conselho das Ordens Nacionais a 9 de Junho de 2016.
A 7 de Dezembro de 2016, foi eleita por unanimidade pelo Conselho de Administração Plenário da Fundação Calouste Gulbenkian para sua Presidente, tomou posse em 3 de Maio de 2017, data em que terminou o mandato de Artur Santos Silva, tornando-se na primeira mulher a exercer este cargo na fundação.