Gilda Nomacce
Quick Facts
Biography
Gilda Nogueira Macedo (Ituverava, 1 de agosto de 1971), conhecida artisticamente como Gilda Nomacce, é uma atriz brasileira de teatro, cinema e televisão.
Biografia
Nasceu na cidade de Ituverava, interior de São Paulo, e descobriu seu dom para a atuação ainda na infância. Formou-se na City Lit School of Art em Londres. Nos Estados Unidos, realizou Residência Artística em Watermill Center, coordenado pelo encenador Robert Wilson. Em 2009, fez Residência Artística em Moscou, no teatro de Tabakov. No Brasil, passou a integrar o Centro de Pesquisa Teatral (CPT), coordenado por Antunes Filho, durante cinco anos, atuando em montagens como Fragmentos Troianos e Medeia, de Eurípedes.
Sua primeira aparição na televisão brasileira foi numa curta participação em De Corpo e Alma, telenovela transmitida pela Rede Globo em 1992. No final dos anos 1990, Nomacce também participou de diversos programas de TV, como Jô Soares Onze e Meia e Programa Ana Maria Braga, apresentando-se como cover da atriz Rita Hayworth em sua personagem Gilda, homônima da atriz.
Em 2003, juntamente com atores integrantes do CPT, fundou a Companhia da Mentira, cujo primeiro trabalho foi O que Você foi Quando era Criança?, de Lourenço Mutarelli, direção de Donizeti Mazonas e Gabriela Flores, indicada para o premio Shell de melhor texto e ovacionado pela critica especializada; em 2007, montaram Soslaio, escrito por Priscila Gontijo. Em 2009, realizou a montagem Music-Hall, de Jean-Luc Lagarce, sob a direção de Luiz Päetow.
Em 2009, na Cia. Os Satyros, atuou em Safo, de Ivam Cabral, com direção de Silvanah Santos.
No cinema, atuou no curta metragem Um Ramo, direção de Marco Dutra e Juliana Rojas, premiado na Semana da Crítica do Festival de Cannes em 2007, Um Sem um Segundo, direção de Sabrina Greve, além do vídeo Como Manter um Nível Saudável de Insanidade, sucesso na internet, de Rafael Gomes e Mariana Bastos. Dirigida por Helena Ignez, participou do longa-metragem Luz nas Trevas em 2010. Em 2014, atuou ao lado de Regina Duarte no longa-metragem Gata Velha Ainda Mia, de Rafael Primot, e do longa-metragem Quando Eu Era Vivo, de Marco Dutra, com Antônio Fagundes, Marat Descartes e Sandy Leah. Ainda em 2014, participou da montagem de Gotas d'água Sobre Pedras Escaldantes, de Rainer Werner Fassbinder, novamente dirigida por Rafael Gomes, ao lado dos atores Luciano Chirolli, Felipe Aidar e Nana Yazbek.
Em 2015, participou do filme Califórnia, dirigido por Marina Person.
Ligações Externas
- Perfil na Teatropedia
- Gilda Nomacce (em inglês) no IMDb