Francisco Ramos da Costa
Quick Facts
Biography
Francisco Ramos da Costa (1913-1982) foi um economista e ativista político português.
Oriundo de uma família camponesa de Alfarelos, estabeleceu-se em Lisboa aos 11 anos. Frequentou o Instituto Comercial de Lisboa e licenciou-se em Finanças, no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, atual ISEG. Depois de exercer vários empregos, será diretor do Hotel Avis, em Lisboa.
No início de 1935 integra o Grupo de Amigos do Liberdade, juntamente com Álvaro Cunhal, Vasco de Magalhães Vilhena, Mário Dionísio e Álvaro Salema. Nos finais dos anos 1930 participa no lançamento da Frente Popular, a cuja comissão nacional pertence. Foi preso pela primeira vez em 1935, quando já era membro da comissão de organização do Partido Comunista Português. No final da década, era já membro do Comité Central. Membro da Comissão Executiva do MUNAF e da comissão consultiva e de economistas do MUD, em finais da década de 1940. Militaria ainda na direcção da organização militar do PCP com o pseudónimo Campos. Foi preso em 1947 e 1948, e novamente em 1949, na sequência das suas intervenções durante a campanha de candidatura de José Norton de Matos à Presidência da República.
A partir de 1950 crescem as suas posições críticas face ao sectarismo do PCP. Acabará por sair do partido e, juntamente com Mário Soares, Fernando Piteira Santos e outros, enceta uma tentativa de reagrupamento que toma forma em 1953, com a Resistência Republicana, mais tarde Resistência Republicana e Socialista.
Nas eleições presidenciais de 1958 começa por apoiar o candidato apoiado pelo PCP Arlindo Vicente, para depois ser ativo apoiante de Humberto Delgado.
Envolvido na Conspiração da Sé que deveria eclodir em 11 de Março de 1959 e, depois, no Golpe de Beja, resolve fugir para Paris para escapar a uma nova prisão, onde fixa residência.
Após o 25 de Abril de 1974 regressou a Portugal acompanhando Mário Soares. No mesmo comboio viajava Tito de Morais.
Veio posteriormente a ser nomeado Embaixador de Portugal na Dinamarca.