Francisco Pinto Teixeira
Quick Facts
Biography
Francisco dos Santos Pinto Teixeira, mais conhecido como Francisco Pinto Teixeira ou Pinto Teixeira, foi um engenheiro, autarca, militar e empresário português.
Biografia
Carreira militar
Foi oficial de engenharia, tendo prestado serviço, em nome do Ministério da Guerra, em várias escolas de oficiais, em França, e no Sul de Angola.
Carreira política e profissional
Em Angola, realizou vários estudos sobre os problemas ferroviários e portuários da região Sul naquela província, que foram aproveitados nas resoluções relativas aos caminhos de ferro, para um Plano de Fomento.
Foi Presidente da Câmara Municipal de Lourenço Marques; celebrizou-se por ter contribuído, durante o seu mandato, para o desenvolvimento desta cidade, tendo, entre outras acções, instituído um sistema de transporte público, construído o novo edifício da Câmara Municipal e um matadouro, melhorado o saneamento público e os serviços de fornecimento de água e electricidade, e criado vários bairros para os indígenas.
Assumiu, igualmente, a função de director nos Serviços dos Portos, Caminhos de Ferro e Transportes de Moçambique, tendo-se celebrizado por conseguido unificar a administração desta entidade, e director da Administração Geral da Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, posição pela qual recebeu vários louvores. Também foi director dos Caminhos de Ferro de Moçambique, cargo pelo qual ficou conhecido por ter evitado, através da reorganização das operações desta empresa, vários despedimentos durante a crise económica resultante da Segunda Guerra Mundial, protegido os funcionários contra uma redução geral de vencimentos em 1933, iniciado, em Maio de 1935, a construção da Linha do Limpopo, defendido a passagem da operadora Beira Railways para a gestão do estado, e promovido o desenvolvimento das operações ferroviárias na cidade da Beira; promoveu, igualmente, nesta província, a formação da Direcção Geral dos Caminhos de Ferro e Portos.
Tornou-se, em 15 de Outubro de 1952, inspector superior do Fomento de Ultramar.
Em 1966, já se encontrava aposentado.
Homenagens
O seu nome foi atribuído ao primeiro arruamento da localidade de Nampula, em Moçambique, a Avenida Pinto Teixeira, devido ao impulso que deu à criação e desenvolvimento de núcleos populacionais ao longo das vias férreas neste país. Também nesta localidade, o Pavilhão dos Desportos Ferroviários recebeu o nome de Pavilhão dos Desportos Engenheiro Pinto Teixeira. A povoação de Mabalane declarou-o o seu patrono, tendo alterado a sua denominação para Vila Pinto Teixeira, e construído um monumento em sua honra; o seu nome foi, igualmente, atribuído ao largo junto à Estação da cidade da Beira. Recebeu, em 1954, a Medalha de Bons Serviços da Câmara municipal de Lourenço Marques, e o título de cidadão honorário, e, em 1962, a Medalha de Ouro, pela sua obra como presidente da autarquia.