Francisca Possolo da Costa
Quick Facts
Biography
Francisca de Paula Possolo da Costa (4 de Outubro de 1783 - 19 de Julho de 1838) foi uma poetisa portuguesa, considerada uma das pioneiras do movimento pré-romântico feminino em Portugal.
Em 1816, publicou o livro de poesias, Francília, pastora do Tejo, onde assinou apenas com as suas iniciais, D.F.P.P.C. (Dona Francisca de Paula Possolo da Costa), tendo apenas distribuído a obra pelo círculo de amigos mais chegados. Em 1819 publica Henriqueta de Orleans, ou o Heroismo, uma novela que havia redigido aos dezassete anos de idade — uma ampla recepção da obra justifica uma reedição em 1829.
No período compreendido entre 1820 e 1830, Francisca Possolo da Costa abre um salão na sua casa na Rua das Trinas, descrito como um sarau literário-musical. Estas tertúlias culturais contavam com a presença de grandes vultos líricos, como a Marquesa de Alorna, o Visconde da Pedra Branca, Francisco Joaquim Bingre, e os muito jovens António Feliciano de Castilho e Almeida Garrett.
Casou-se a 16 de Abril de 1804 com João Baptista Ângelo da Costa, oficial na Marinha Portuguesa, tendo cessado estas funções mais tarde para se ligar a actividades comerciais.