Francisca das Chagas da Trindade
Quick Facts
Biography
Francisca das Chagas da Trindade (Teresina, 26 de março de 1966 — São Paulo, 26 de julho de 2003) foi uma política brasileira.
Biografia
Filha de Raimundo Pereira da Trindade e Lídia Maria da Trindade, iniciou sua atuação política nos movimentos de juventude da Igreja Católica no bairro da Água Mineral em Teresina[carece de fontes]. Estudante de Filosofia e Teologia junto à Universidade Federal do Piauí, não concluiu a primeira graduação. Filiada ao PT desde os primórdios de sua vida pública, foi presidente da Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários (FAMCC) no período 1992/1994 e eleita primeira suplente de vereador em Teresina em 1992 sendo que sua efetivação ocorreu em 1994 quando Wellington Dias foi eleito deputado estadual.
Reeleita para o legislativo municipal em 1996 sua atuação permitiu que fosse eleita para um mandato de deputado estadual em 1998, circunstância que a fez renunciar ao mandato de vereadora e com isso permitir a efetivação do primeiro suplente João de Deus Sousa. No ano 2000 foi candidata a vice-prefeita de Teresina na chapa encabeçada por Wellington Dias, mas apesar de expressiva votação o pleito foi decidido em primeiro turno com a vitória de Firmino Filho. Em 2002 foi eleita deputada federal estabelecendo o recorde de 165.190 sufrágios, número superado por Marcelo Castro em 2010.
Desde sua chegada a Brasília era cotada para disputar as eleições para Prefeito de Teresina em 2004, porém seu falecimento prematuro alterou os rumos da disputa.