Francis Lopes
Quick Facts
Biography
Francis Lopes, nome artístico de Francisco Assis de Sousa Lopes (Santo Inácio do Piauí, 7 de agosto de 1967), é cantor, compositor e deputado estadual pelo Piauí.
Biografia
Francis Lopes, piauiense de Santo Inácio do Piauí, nasceu na localidade Patos, hoje pertence ao município de Floresta do Piauí. É filho de seu Pedro Lopes e dona Mariana, é o quinto filho de uma família de nove irmãos.
Em 1981, seus pais mudaram-se para a cidade de Simplício Mendes com toda família, onde moram até hoje. Tem mais dois irmãos conhecidos no estado do Piauí: Zé Lopes, ex prefeito por duas vezes da cidade de Simplício Mendes e Avelar Lopes, eleito prefeito da cidade de Floresta do Piauí, em 7 de outubro de 2012.
Em 1986 começou sua trajetória musical em Simplício Mendes participando de shows de calouros.
Em 1987 foi morar em Floriano para continuar o ensino médio, coincidentemente na sede da banda “Sementes do Amanhã”, era tudo que ele queria: estar num lugar onde tivesse música. Francis começou a fazer suas próprias canções e a convite do amigo empresário “Carlão Promoções”, de Simplício Mendes, resolveu voltar e fazer shows com essas canções. Ganhou destaque nas cidades vizinhas e despertou o sonho de gravar um disco.
Em 1988 foi morar em Teresina para concluir o ensino médio e o curso técnico em contabilidade.
Em 1989, depois de percorrer todas as cidades vizinhas com seu pai, Pedro Lopes, fazendo rifas e bingos de animais que ganhava dos amigos, gravou seu primeiro tape em Fortaleza.
No início de 1990 rumou-se para São Paulo em busca da realização do sonho de gravar um disco. Veio pra casa do amigo Lúcio Flávio na Vila Califórnia. Passou por várias dificuldades e terminou trabalhando numa padaria e logo depois numa loja de confecções no Largo da Concórdia no bairro do Bráz. O dono da loja, um conterrâneo chamado Javan Costa, lhe emprestou uma parte da grana e ele conseguiu gravar seu 1º disco e voltou para o Piauí.
Em 1993 gravou seu 2º LP e veio à São Paulo novamente para gravar o Programa do Bolinha, onde conheceu a casa de shows Olympia e jurou para si mesmo que um dia ainda cantaria naquela casa e se apresentaria no Domingão do Faustão.
Em 1996, gravou seu 3º LP no Piauí, também lançado em CD.
Só no início de 1998, Francis Lopes decide de vez morar em São Paulo. Gravou seu CD vol. 4 intitulado “O garotinho quente do forró” com a música “Lamento de um Nordestino”, de sua autoria. O hit’s começou a cair no gosto popular e seu trabalho despertou à atenção das gravadoras, empresários e donos de casas de shows. Logo em seguida a mesma foi regravada pelo cantor Zé Ramalho, causando assim, uma repercussão muito boa para sua carreira.
No final de 1999, escreve uma carta para seus pais relatando as dificuldades na terra da garoa, em seguida musicou-a e inseriu no seu CD volume 5, “O garotinho quente do forró II” que lhe rendeu vendagem acima de 200 mil cópias. De lá pra cá, Francis sempre grava um CD a cada ano.
No dia 20 de setembro de 2004, ele resolveu levar o público do forró numa das casas de shows mais conceituadas da América Latina, o Olympia, até então, frequentada mais pela classe média alta de São Paulo. Alugou-a em plena segunda-feira e investiu alto na realização de um dos seus sonhos. Resultado: Sucesso garantido. A casa registrou recorde de público em shows do gênero. Na oportunidade, gravou seu 1º DVD e CD vol. 11, os quais lhe renderam CD e DVD de OURO.
Em 2002 lançou um CD ACÚSTICO, em 2006 um ESPECIAL PARA AS MÃES, em 2007 um TECNO BREGA e em 2008 um de FORRÓ E VAQUEJADA, com participação especial do fenômeno Galego Aboiador, o mais famoso aboiador do Brasil. O sucesso foi tanto no nordeste que é rotulado às vezes como o "Rei das Vaquejadas".
Devido ao sucesso com músicas de vaquejadas, o cantor foi convidado para participar do filme, "Vidas Opostas", do cineasta “Thico Almeida”, filme que retrata a vida do vaqueiro nordestino sofredor.
Seus principais sucessos são: “A Carta” e “Lamento de um Nordestino”, ambos de sua autoria. Músicas que falam da dor e da saudade que sente da família. Sempre que canta, as pessoas se emocionam e choram relembrando seus familiares e sua terra natal.
Além de se destacar com suas próprias composições, tem músicas gravadas por vários artistas do Brasil e até internacional, entre eles: Zé Ramalho, Frank Aguiar, Acácio, Sandro Lúcio, Paulynho Paixão, Marcelo Dantas, Banda Domínio e uma das cantoras mais famosas em Portugal e em grande parte da América Latina, Ana Malhoa.
Em parceria com Paulynho Paixão, tem músicas gravadas por: Guilherme e Santiago, Calcinha Preta, Aviões do Forró, Areio de Ouro, Grupo Capa de Revista, o próprio Paulynho Paixão e vários outros artistas, inclusive, quase todos seus grandes sucessos, são de sua autoria, motivo este, pelo qual é respeitado entre seus colegas de trabalho e conterrâneos.
A música “Lamento de um Nordestino” já teve mais de 50 regravações e também foi trilha sonora do filme do Frank Aguiar, “Sonhos de um Sonhador”, filme que retrata a sua história.
Durante 12 anos, ( de 2002 a 2014 ) todo dia 7 de cada mês, o cantor atendia seus fãs pelo telefone das 10h às 18h. O sistema era conhecido como: LINHA DIRETA COM FRANCIS LOPES. O fã ligava e ele atendia.
Morou 17 anos em São Caetano do Sul-SP.
Hoje conta com sua própria estrutura de escritório de shows, estúdio de gravação, editora musical e a sede de um fã clube central que tem aproximadamente 30 mil pessoas cadastradas com carteirinhas personalizadas. Conta também com ônibus próprio para fazer seus shows, uma carreta de som no nordeste, um minitrio e vários carros envelopados com a sua marca, divulgando seu trabalho em grande parte do Brasil.
São 24 anos de carreira, 25 CDs gravados e 6 DVDs lançados, vários discos de Ouro e de Platina, mais de 3 milhões de discos vendidos.
Em 2012 lançou seu 5º DVD e CD vol.19, intitulado "Show de despedida da dançarina Erisvânia”, ainda contou com a participação especial da dançarina carioca Josy Queiroz, em uma das faixas, “Eu não sou avião, mas vou te levar pro céu”. O projeto traz a balada romântica “Deus protege esse amor”, de Nivardo Paz, Robinho e Antônio Leite, a música “Cada prédio em São Paulo construído tem o sal do suor do nordestino” em parceria com Sebastião Marinho e Andurinha, e várias composições de sua autoria e em parceria com seus velhos parceiros, Cléu Cleyton e Paulynho Paixão. Ainda conta também com a parceria dos novatos Iran Lucas, na música “Caipira Assumido” e João Balai na música “João Balai”. Francis Lopes também regravou “Mudar pra quê? e “Ponto final”, duas músicas de uma das duplas mais conhecidas do Nordeste, Os Nonatos.
FRANCIS LOPES RETORNA AO PIAUÍ E ENTRA NA POLÍTICA EM 2014
Em 2014 Francis Lopes retorna para morar de vez no seu estado e entra na política, disputando uma vaga de deputado estadual pelo Piauí. Fez uma política diferente, voltada para família, a base estrutural família, de esclarecimento e conscientização contra a compra de votos. Ficou na sexta suplência, sendo imediatamente chamado para ocupar o cargo de secretário de estado de cultura. Permaneceu por três meses ( 05 de jan. a 05 de abril ) e logo em seguida, ( 07 de abril ) assumiu a vaga de deputado estadual, onde se encontra atualmente. Atua como deputado durante a semana e nos finais de semana continua fazendo seus shows. Atualmente foi elogiado pelo presidente da assembleia, Temístocles Filho, como um dos deputados mais atuantes do estado. O cantor e deputado é filho de vaqueiro e por isso tem defendido à permanência da vaquejada no Piauí e no Brasil, tema em evidência e de grande discursão no momento.
Francis Lopes recebe Medalha Antônio Raposo em 2014
A Câmara de Osasco, sob iniciativa do Vereador De Paula, realizou Sessão Solene na noite do dia 11 de setembro de 2014, para entrega de Medalha Antônio Raposo Tavares e Diploma Cidade de Osasco ao cantor Francis Lopes.
De acordo com o projeto, o homenageado, que é cantor de forró, nasceu no Estado do Piauí e tem trabalhos sociais voltados à comunidade piauiense em São Paulo, promovendo shows beneficentes.
A Mesa dos Trabalhos da solenidade foi presidida pelo Vereador, Toniolo e secretariada pelo Vereador, Sebastião Bognar. Também foi composta pelo Vereador, De Paula, (autor-proponente), Benedito André Costa (Presidente da Associação dos Piauienses do Estado de São Paulo) e pelo cantor Francis Lopes (homenageado).
Na Tribuna da Câmara, fizeram uso da palavra o Vereador, De Paula, Vereador, Sebastião Bognar, Vereador André Sacco Júnior, Edmilson de Deus (amigo do homenageado), Zé da Lanchonete (amigo do homenageado), Antônio Domingos Soares Cardoso (Presidente da ADM Construtora), Benedito André Costa e o Pastor, Júlio Oliveira (Igreja Batista de São Caetano).
DVD Francis Lopes em Simplício Mendes: Um Sonho Realizado em 2014
Em 2014 Francis Lopes realiza o sonho de gravar um dvd na sua terra natal, Simplício Mendes, Piauí.
Cerca de 50 mil pessoas marcaram presença na principal praça pública da cidade de Simplício Mendes, no dia 21 de abril, para festejar a gravação do 6º DVD de carreira do conterrâneo Francis Lopes. O Garotinho quente do forró escolheu sua cidade natal para celebrar mais um momento histórico na sua carreira.
O evento também foi um grande presente para a cidade e toda região que acompanharam no mesmo show mais de 20 artistas que fizeram participações especiais. Este novo DVD marca o primeiro trabalho audiovisual de Francis Lopes fora de São Paulo, haja visto, que os cinco registros anteriores foram feitos na terra da garoa.
O show teve a temática do último cd de Francis Lopes intitulado “Os Reis da Vaquejada”, contudo trouxe os artistas que participaram do cd e outros mais para abrilhantar o DVD. Frank Aguiar, Caju & Castanha, Sirano e Sirino, Canina do Forró, Paulynho Paixão, Muleke Doido, Xenhenhém, Tonivan, Amado Edilson, Galego Aboaidor, Maurinho do Acordeon, Chambinho do Acordeon, Mariozan Rocha, Meninos de Barão, Gérson Pinheiro, Samuel Menino de Rua, Elis Marina, João Cláudio Moreno, Dirceu Andrade, Lázaro do Piauí, Odorico Carvalho, Charllys Silva e Piratas do Forró.
Participação no Troca de Família
Troca de Família é um reality show brasileiro exibido pela Rede Record, onde duas famílias trocam de lar durante uma semana e têm que se adaptar a rotina totalmente nova, um desafio de tolerância, jogo de cintura e diversão.
Gretchen foi parar na casa de "Paco" que tem origem búlgaro/romeno, e não conhecia nada da música nordestina. Contudo, Gretchen indicou à Rede Record o Garotinho Quente do Forró para animar uma festa.
Francis Lopes levou todo seu grupo, incluindo as dançarinas, e junto com os participantes do programa cantaram muito forró. Além da participação cantando, Francis Lopes também deu depoimento sobre a família de Gretchen.
Título de Cidadão Paulistano em 2010
Em sessão solene na câmara municipal de São Paulo, Francis Lopes recebeu o título de Cidadão Paulistano . Com plenário lotado o cantor piauiense foi ovacionado com a honraria, diante de amigos, familiares, autoridades e fãs. Compuseram a mesa: José Araújo Pinheiro Júnior - Procurador do Ministério Público de Contas do TCE-PI, Vicente Cândido, deputado federal por São Paulo, Zé Lopes ex prefeito de Simplício Mendes, Jorge Mauro, locutor e Alfredinho, vereador de São Paulo que foi o proponente do título.
Jorge Mauro em seu discurso destacou a amizade que tem com Francis Lopes e frisou que é um título merecido por ele fazer história com suas canções que lembram a força do homem lutador do nordeste.
José Araújo Pinheiro Júnior, relembrou o título que recebeu como cidadão teresinense, "lembro que aconteceu comigo, é muita emoção e você Francis Lopes é um vencedor". Disse.
Vicente Cândido lembrou que a câmara escolhe a dedo cada cidadão que vai homenagear, mas a história de Francis Lopes se funde com a massa nordestina. "Hoje você é nosso cartão de visita, e precisávamos reconhecer esse patrimônio, como todos bons nordestinos hoje você dá exemplo." Enfatizou o deputado.
O irmão e prefeito de Simplício Mendes, Zé Lopes, destacou a presença de muitos familiares, seus pais, irmãos e sobrinhos. Emocionado Zé disse que Francis Lopes é o seu segundo pai, embora seja ele "Zé" mais velho. "Francis Lopes nunca mudou o jeito de ser, e agradeço a São Paulo por ter feito de Francis Lopes um artista de sucesso." Disse Zé Lopes.
O vereador Alfredinho, proponente do título, falou que São Paulo é tudo grande, e conquistar esse título é quebrar barreiras, fazer sucesso nem todos conseguem, tudo é um grande desafio. "Me sinto emocionado por falar, mas esse título de Cidadão Paulistano você conquistou merecidamente."
Francis Lopes lembrou da sua trajetória, das dificuldades, do emprego, dos amigos que o ajudaram no início da sua caminhada de sucesso em São Paulo.
Sob pedidos, Francis Lopes cantou as músicas que marcaram sua carreira, "Lamento de um nordestino" e "A carta".
Antes da sessão, o Francis Lopes e família foram recepcionados no gabinete do Vereador Alfredinho. O cantor Iran Lucas homenageou Francis Lopes cantando as músicas "Tocando em frente" de Almir Sater, e "Cidadão" de Zé Geraldo.
Cantando para o ex-presidente Lula em 2011
Em 2011, o piauiense Francis Lopes cantou para o ex-presidente Lula durante solenidade na Câmara Municipal de São Paulo. Lula recebeu o título de cidadão paulistano e o cantor foi escolhido para se apresentar com a canção “Lamento de um Nordestino”.
Na época, Francis Lopes disse que foi um momento de muita emoção cantar para Lula. “Sem dúvida será inesquecível para mim. Será uma passagem que vai marcar aqui em São Paulo. A primeira foi o show no Olympia, em 2004, depois foi o título de cidadão paulista que recebi em 2010, e agora cantar para o ex-presidente que é o cara mais popular do mundo e é um nordestino com muitas histórias de lutas”, disse Francis Lopes.
A homenagem foi realizada cinco dias após os vereadores aprovarem a doação de um terreno na região da Luz para o Instituto Lula.
Francis Lopes & Amigos em 2013
Em 2013, veio um "Projeto Especial", assim Francis Lopes definiu mais um cd voltado para as vaquejadas. O cd é o 20º da carreira do forrozeiro piauiense, e convidou 12 amigos para compor o novo álbum.
Composto por 20 faixas sendo 19 inéditas, Francis Lopes retrata o melhor da vaquejada como na faixa “O Vaqueiro e a Rosa” onde faz um dueto singular com o cantor Sirano. Seu outro amigo convidado foi Buscapé, vocalista da banda Arreio de Ouro, que interpreta com Francis a música “Vaqueiro Afamado”.
A vaquejada mistura com a embolada e nada melhor para fazer esta fusão do que os reis da embolada Caju & Castanha, na canção “Sou nordestino e não nego”. Caninana do Forró, um dos artistas de destaque no nordeste na atualidade, abrilhantou a faixa “Nordestino Brasileiro”. Os dois grandes nomes do Piauí voltaram a se juntar em mais uma canção, Frank Aguiar e Francis Lopes dão notoriedade a música “Tô Estourado”.
Com Marcos Silva, cantor da banda Moleke Doido, Francis Lopes entoa “Cara a Cara (Dêrundêrundê). Um verdadeiro clássico de vaquejada é esta grande parceria de Francis Lopes e Amado Edilson com a música “Tião (Cabra Sofredor)”. Em “Mulher Fingida” Francis Lopes convidou William Silva da Banda 100 Parêa.
“Festa de Cavalgada” Francis Lopes faz dueto com o conterrâneo piauiense Marcelo Dantas. O Garotinho Quente do Forró faz uma dedicatória na música “Parque Nina Alencar” com seu colega Nanan Lima. A única regravação do CD está na música “Caboclo Encorajado”, com Francis Lopes e Galego Aboiador.
Além das parcerias, Francis Lopes também interpreta algumas faixas solo, como “Vida Sofrida”, “Rei da Vaquejada”, “Eu e meu cavalo branco”, “Eu sou feliz no Piauí”. Em “Comentários sobre o Piauí” exalta as belezas do estado do Piauí, a família Lopes, suas memórias de infância, a vida sofrida da roça.
Como todo álbum cabe o espaço para a música romântica, e neste cd, Francis reservou a faixa “Sonhando me Apaixonei”. Sua companheira Ketly Divina interpreta solo a música “Mulher de Gado”.
O novo trabalho saiu para todo Brasil em outubro de 2013.
CAUSAS SOCIAIS
O cantor sempre foi voltado para causas sociais, conseguindo através dos seus patrocinadores e dos fãs, cadeiras de rodas e ajudando aos nordestinos que se encontravam em desespero na cidade grande, a retornarem aos seus estados de origem. No ano de 2012, fez vários jantares e shows com artistas e amigos em São Paulo para angariar fundos para comprar água no estado do Piauí, que sofria com uma grande seca. A verba era entregue nas mãos do padre Geraldo Gereon na cidade de São Francisco de Assis, que fazia a distribuição para a população.
Citações
Discografia
LPs
- 1990 Francis Lopes Vol. 1
- 1993 Francis Lopes Vol. 2
CDs
- 1996 Francis Lopes Vol. 3 Se Errou Tem Que Pagar
- 1998 Francis Lopes Vol. 4 Ao Vivo em Teresina - O Garotinho Quente do Forró
- 1999 Francis Lopes Vol. 5 O Garotinho Quente do Forró II
- 2000 Francis Lopes Vol. 6 O Garotinho Quente do Forró III
- 2001 Francis Lopes Vol. 7 Ao Vivo em Guarulhos-SP
- 2002 Francis Lopes Vol. 8
- 2002 Francis Lopes Vol. 9 Ao Vivo em Santo André-SP
- 2003/2004 Francis Lopes Vol. 10
- 2004/2005 Francis Lopes Vol. 11 Ao Vivo no Olympia-SP
- 2005 Francis Lopes Vol. 12
- 2006 Francis Lopes Vol 13 Ao Vivo em São Caetano-SP
- 2006 Francis Lopes Especial Para as Mães
- 2007 Techno Brega
- 2007 Francis Lopes Vol. 14 Ao Vivo em São Caetano-SP
- 2008 Francis Lopes Vol. 15
- 2008 Francis Lopes Canta Forró e Vaquejada
- 2009 Francis Lopes Vol. 16
- 2010 Francis Lopes Vol. 17 Forró e Vaquejada Ao Vivo no CTN-SP
- 2011 Francis Lopes Vol. 18 Forró e Vaquejada
- 2012 Francis Lopes Vol. 19 Ao Vivo em São Caetano
- 2013 Francis Lopes & Amigos - Os Reis da Vaquejada
- 2015 Francis Lopes - CD Ensaio com Banda
- 2016 Francis Lopes ao vivo na Roça
.
Coletâneas
- 2002 25 Sucessos
- 2002 Acústico
- 2005 As 20 Melhores
- Coletânea Vol. I e II
CDs Promocionais
- 2007 Canta Gonzagão
- 2008 Techno Brega Vol. 2
- 2009 Gospel
- 2009 As 20 Melhores Vol. 2
DVDs
- 2004 Francis Lopes Ao Vivo no Olympia-SP
- 2006 Francis Lopes Vol. 2 Ao Vivo no NAÇÃO TANTAN-SP
- 2007 Francis Lopes Vol. 3 Ao Vivo em São Caetano do Sul-SP
- 2010 Francis Lopes Vol. 4 Forró e Vaquejada Ao Vivo no CTN-SP
- 2012 Francis Lopes Vol. 5 Ao Vivo em São Caetano do Sul-SP
- 2014 Francis Lopes vol. 6 Francis Lopes e Convidados em Simplício Mendes-PI
DVDs Promocionais
- 2009 Francis Lopes Canta Gonzagão, Forró e Vaquejada
- 2009 Francis Lopes As Melhores
Filmografia
- Vidas Opostas do cineasta Thico Almeida
Referências
Ligações externas
- Blog A Turma do Francis
- Francis Lopes no Portal Letras
- Frank Aguiar fala sobre a música "Lamento de um Nordestino" ao Portal G1.
Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. |