Flávio Bolsonaro
Quick Facts
Biography
Flávio Nantes Bolsonaro (Resende, 30 de abril de 1981) é um empresário, advogado e político brasileiro, filiado ao Partido Social Cristão (PSC). Possui especializações em Políticas Públicas pelo IUPERJ e em Empreendedorismo pela FGV. É filho do deputado federal Jair Bolsonaro.
Deputado estadual pelo estado do Rio de Janeiro desde 2003, foi eleito para seu quarto mandato nas eleições de 2014, com 160 359 votos. No segundo mandato, foi presidente da Comissão Especial de Planejamento Familiar.
Carreira
Candidatura a Prefeitura do Rio
Em 23 de julho na convenção do PSC em Bangu Atlético Clube, foi oficializada sua candidatura a prefeitura do Rio de Janeiro. O presidente nacional do partido, Pastor Everaldo, e seu pai, o deputado Jair Bolsonaro participaram do evento partidário. "A nossa candidatura é de protesto contra tudo o que está aí. Governar é eleger prioridades. E o grande ponto de interrogação é o que vai ser o Rio de Janeiro depois das Olimpíadas. Somente uma pessoa independente, de fora desse esquema corrupto da velha política é que vai ter a liberdade de fazer as verdadeiras mudanças", afirmou Flávio Bolsonaro, em discurso.
Nas eleições de 2016, disputou a Prefeitura do Rio e ficou em 4º lugar com 424.307 votos, que representaram 14% dos votos válidos, ficando fora do segundo turno disputado por Crivella (PRB) e Freixo (PSOL), porém à frente de candidatos como os deputados federais Indio da Costa (PSD), Jandira Feghali (PCdoB) e Alessandro Molon (REDE), além de outros quatro candidatos. Apesar da derrota, conseguiu eleger seu irmão, Carlos Bolsonaro, como o vereador mais votado do Rio de Janeiro.
Flávio Bolsonaro é conhecido, assim como o pai, por posições polêmicas. Em entrevista dada em abril de 2011, na qual defendia as posições controversas do pai, Flávio Bolsonaro disse que a resposta do pai no programa CQC valorizava conceitos de "família", valores éticos e morais.
O deputado estadual também defendeu a ditadura militar brasileira em entrevista publicada pelo Estadão em abril de 2011. Segundo ele, "Naquele tempo havia segurança, havia saúde, educação de qualidade, havia respeito. Hoje em dia a pessoa só tem o direito de quê? De votar. E ainda vota mal." Bolsonaro afirmou que não teria havido ditadura no Brasil, pois a época teria sido "um período de transição para a democracia".
Flávio Bolsonaro também é a favor da pena de morte e da diminuição da maioridade penal.
Tiroteio
No dia 12 de abril de 2016, Flávio Bolsonaro e seu segurança que também é policial militar trocaram tiros com dois assaltantes que praticavam roubo em um carro a sua frente na zona oeste do Rio de Janeiro, um dos bandidos ficou ferido e fugiu de moto. Flávio Bolsonaro possui porte de armas.
Como outros membros da família Bolsonaro, Flávio se opõe ao que chama de "exploração midiática da aplicação de direitos humanos para o benefício do crime e dos criminosos".
Declarações sobre homossexuais
O deputado é acusado de homofobia por suas declarações, como, por exemplo, "o normal é ser heterossexual" e "duvido que algum pai tenha orgulho de ter um filho gay". A fala, que reitera a posição de Jair Bolsonaro na televisão, foi repudiada por vários segmentos da sociedade brasileira. Marcelo Tas, apresentador do CQC, afirmou que sente orgulho de sua filha homossexual e criticou as posições dos Bolsonaros. De acordo com entrevista publicada no Jornal do Brasil, o deputado, que nega as acusações de racismo feitas ao pai, endossa a posição do pai em relação aos homossexuais.
Ver também
- Conservadorismo brasileiro