Filipe Mendes
Quick Facts
Biography
Filipe Mendes, também conhecido como Phill Mendrix, foi um guitarrista português conhecido como o Jimi Hendrix português.
Biografia
Em 1965 formou o grupo Chinchilas, com Vítor Mamede, José Machado, Mário Piçarra e Fernando que inicialmente se chamavam Monstros. Participaram duas vezes, a segunda já com a nova designação, num dos famosos concursos de Ié-Ié. O grupo lançou alguns discos mas acabou quando ele teve de ir para a tropa. Em 1967 chegou a tirar um curso de guitarra no Chicago School of Music.
Em meados de 1969, lançou a solo [1] um single com os temas "Urso Ki" e "Ring Stone Eyes". No mesmo ano fez parte do grupo de rock psicadélico Fluido com Paulo de Carvalho, Edmundo Silva (ex-Sheiks, ex-Banda 4) e Cristiano Semedo (ex-Banda 4).
Os Chinchilas são reactivados e ainda lançam um EP em 1970 e participam no Festival de Vilar de Mouros de 1971.
Entre 1971 e 1975 fez parte do Grupo 5 e Heavy Band eem 1977 fez parte dos Psico com quem grava um disco.
Esteve, já na década de 1980, nos Roxigénio de António Garcez. Gravou com o nome Mendes Prey para a editora RCS. Entre 1982 e 1992 esteve no Brasil onde continuou na música. No Brasil, morando no estado de Minas Gerais, foi atração principal por duas vezes do maior festival de rock do interior do estado - o Rock Pira, realizado na cidade do centro leste do estado, Rio Piracicaba, há 100 Km da capital. Esse evento além da presença do Mago Português da guitarra revelou alguns nomes, como a banda mineira Patu Fu e Fernanda Takai.
Como Phill Mendrix fez depois parte dos Irmãos Catita e também formou a Phil Mendrix Band.
Até à sua morte, tocava com Os Charruas e com uma nova formação dos Chinchilas. Tinha um bar em Lisboa.