Fernando Coutinho
Quick Facts
Biography
D. Fernando Coutinho (? - Calecute, 1510) Militar, foi 6.º Marechal do Reino ao serviço de D. Manuel I de Portugal e 3.º Capitão do donatário da ilha Graciosa entre 1507 e 1510.
Fernando Coutinho foi Marechal de Portugal ao serviço do rei D. Manuel I. Em reconhecimento pela sua bravura e determinação como militar, em 1507 D. Manuel conferiu-lhe a capitania da ilha Graciosa. Foi antecedido no cargo por Duarte Correia da Cunha, tendo-lhe seguido Álvaro Coutinho 4.º Capitão do donatário da ilha Graciosa por falta de descendentes de Duarte da Cunha. Seguiu assim outra linhagem, embora dentro da mesma parentela.
Em 1509 foi o mais alto dignitário do reino até então enviado para a Índia. Partiu do Reino com quinze naus e mil e seiscentos soldados, chegando a Cochim em Novembro, tendo como uma das missões a entrega do governo da Índia a Afonso de Albuquerque que, após ter sido nomeado governador, fora preso pelo vice-rei Francisco de Almeida que se recusava a abandonar o cargo.
Conseguiu a libertação do novo governador e, no início do ano seguinte participou com Albuquerque na tentativa de conquista de Calecute. Porém, durante a retirada, aventurou-se no interior da cidade e foi alvo de uma emboscada, sendo morto. Afonso de Albuquerque ao tentar salvá-lo ficou gravemente ferido e teve que retirar.
Ver também
- Lista de governantes dos Açores
Bibliografia
- NASCIMENTO, Paulo - «Coutinho, D. Fernando», Dicionário de História dos Descobrimentos Portugueses, vol. 1, Lisboa, Círculo de Leitores, imp. 1994, p. 311.