Fergus McGload
Quick Facts
Biography
Fergus Thomas McGload (6 de janeiro de 1944 - 11 de dezembro de 1969) era um futebolista Escocês natural de Glasgow.
Carreira
Fergus atuava na posição de atacante. Começou sua carreira como jogador profissional aos 17 anos, sendo revelado pelo Liverpool. Defendeu grandes clubes como o Liverpool, Bayern de Munique e Chelsea Football Club. Foi um dos melhores jogadores de sua época tendo feito 406 Gols no total. Morreu prematuramente aos 25 anos, assassinado com 3 tiros no peito por um torcedor revoltado com a derrota do Chelsea. Fergus McGload sempre foi um exemplo de jogador pois tinha qualidades que todo bom jogador precisava ter. Era muito disciplinado, educado e principalmente um goleador.
Liverpool
Em 1961, aos 17 anos, Fergus foi promovido do time de base do Liverpool para o profissional. Logo no seu primeiro ano como profissional ele fez um total de 56 gols na temporada, tornando-se assim o artilheiro. No Liverpool Fergus permaneceu apenas 3 anos no Liverpool e então foi vendido ao Bayern de Munique. No Liverpool, fez um total de 189 gols e 19 assistências.
Bayern de Munique
Em 1964, Fergus foi vendido ao Bayern. No Bayern ele tinha chegado no TOPO de sua carreira, conquistando diversos títulos com o clube alemão e fazendo cada vez mais gols. Foi eleito 3 vezes o melhor jogador da liga alemã. Em 1966 foi vendido ao Chelsea Football Club. No Bayern ele fez um total de 115 gols e 36 assistências.
Chelsea Football Club
Em 1966 Fergus foi vendido ao Chelsea. No Chelsea ele jogou como nunca, fazendo mais gols. Ele disse inúmeras vezes que não queria sair do clube porque lá ele se sentia feliz. Foi o maior ídolo do Chelsea naquela época, mas o time na teve uma boa performance apesar de Fergus fazer gol como uma máquina. Foi eleito 3 vezes o melhor jogadorda liga inglesa. Estava em sua melhor faze. Fez um total de 239 gols no Chelsea. Em um jogo durante uma cobrança de pênalti, Fergus cobrou criando a famosa cavadinha, uma forma de cobrar pênalti que ficou famosa após Zidane usar. Em 1969, quando voltava para a sua casa, foi surpreendido por um torcedor do Chelsea que ficou revoltado pela péssima atuação de Fergus no último jogo. O torcedor deu 3 tiros no peito de Fergus e ele morreu quase que instantaneamente. Foi uma tremenda tragédia, Fergus ainda era somente um menino, com apenas 25 anos de idade. Foi um ano de luto para o clube, pois o seu principal jogador tinha sido morto prematuramente. O Torcedor que matou Fergus foi preso e foi sentenciado a 26 anos de prisão.