Farasmanes
Quick Facts
Biography
Farasmanes (em georgiano: ფარსმან; transl.: P'arsman; em grego: Φαρασμάνης; transl.: Pharasmánes; fl. 503-527) foi um oficial bizantino de origem laze que serviu sob os imperadores Anastácio I Dicoro (r. 491–518) e Justino I (r. 518–527).
Vida
Farasmanes era um laze, pai de Zaunas e avô de Leôncio e Rufino. Talvez como conde dos assuntos militares, foi um dos oficiais subordinados do mestre dos soldados na guerra contra o Império Sassânida em 503-505. No cerco de Amida em 503, liderado por Patrício e Hipácio, ele e Teodoro emboscaram os persas e capturaram 400 deles, incluindo Glones, um dos comandantes persas; diz-se que Farasmanes foi o mais belicoso dos oficiais romanos e que ele, com seu contingente de 500 cavaleiros, capturou todos os persas que tentaram fugir da cidade em busca de suprimentos.
Quando as hostilidades cessaram no inverno de 504-505, ele partiu para Apameia. No começo de 505, participou na retomada de Amida e ficou na cidade como comandante do distrito. No verão de 505, partiu de Apameia para Edessa e lá substituiu Areobindo como mestre dos soldados do Oriente. Quando a construção de Dara iniciou no final de 505, enviou tropas de Edessa para Amida para proteger os construtores e tomou medidas para reduzir o número de animais selvagens da região. Quanto esteve ausente de Edessa no mesmo ano, foi substituído pelo duque Romano. No outono de 506, ele e Timóstrato negociaram a paz com os persas em Dara, porém quando encontraram evidências de que eles tencionaram traí-los, eles convocaram o exército.
Sob o imperador Justino I (r. 518–527), removeu o bispo Paulo de Edessa e perseguiu os monges monofisistas. Em 527, junto com Hipácio, participou de negociações com os persas depois que seus aliados sarracenos (lacmidas) invadiram os domínios imperiais. Elas foram, contudo, infrutíferas.
Ver também
Precedido por Areobindo | Mestre dos soldados do Oriente 505 — 506 | Sucedido por Desconhecido (próximo citado Urbício Barbato) |
Bibliografia
- Martindale, J. R.; Jones, Arnold Hugh Martin; Morris, John (1980). The prosopography of the later Roman Empire - Volume 2. A. D. 395 - 527. Cambridge e Nova Iorque: Cambridge University Press