peoplepill id: elio-eugenio-mueller
ÉEM
Brazil
1 views today
1 views this week
Élio Eugênio Müller
Brazilian pastor (1944-2016)

Élio Eugênio Müller

The basics

Quick Facts

Intro
Brazilian pastor (1944-2016)
Places
Work field
Gender
Male
Place of death
Curitiba, Paraná, Brazil
Age
71 years
The details (from wikipedia)

Biography

Elio Eugenio Müller (Panambi, 12 de novembro de 1944 — Curitiba, 12 de março de 2016) foi o primeiro protestante que chegou à chefia do Serviço de Assistência Religiosa (SAREx) no Exército Brasileiro, em Brasília, no ano de 1998. (Fonte 1)

É filho de Athur Theodoro Müller e de Hilda Müller.

O cargo de capelão-chefe, ao longo da história do Brasil, desde o tempo do Império sempre fora exercido por padres católicos, desde os tempos que o Catolicismo era a religião oficial do Brasil. Com a nomeação de Capelão Elio Eugenio Müller, para o exercício da Chefia do SAREx, a Instituição Militar demonstrou abertura e espírito ecumênico, sinalizando que na Força não existe discriminação religiosa, para o exercício da carreira militar.

Elio Eugenio Müller é capelão militar aposentado, no posto de coronel do Exército Brasileiro. É formado em Teologia, nível superior, pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

Elio Eugenio Müller atuou como capelão militar nos seguintes Grandes Comandos Militares:

  • 5ª Região Militar (Curitiba-PR) de 1983 a 1994;
  • Comando Militar do Nordeste (Recife-PE) de 1994 a 1998;
  • Chefia do SAREX (Brasília - DF), de 1998 a 1999.

Ao longo de sua vida no exercício da pastoral militar, o pastor Elio Eugenio Müller distinguiu-se, sempre, por uma postura ecumênica e fraterna. Lutou em favor da aproximação dos diferentes credos religiosos, para uma busca de entrosamento e ação conjunta. Essa postura ecumênica foi incentivada e fortalecida pelos diferentes chefes militares, sob o comando dos quais capelão Müller chegou a servir. Isso foi um indicador de que os Comandantes Militares mostraram interesse nessa aproximação fraterna e cristã entre os diferentes credos, presentes nos quartéis.

Antes do ingresso no quadro de capelães militares do Serviço de Assistência Religiosa do Exército (SAREx), o pastor Elio Müller foi pároco em diversas paróquias da IECLB, começando em Itati, no atendimento ao litoral norte do Rio Grande do Sul, de Osório até Torres (de 1969 até 1975), pastor em Sobradinho – RS (de 1975 a 1976) e, pastor em Novo Hamburgo - RS (de 1976 a 1983).

Casou em 1970 com Doris Voges Bobsin, uma descendente do patriarca Carlos Leopoldo Voges, um dos pioneiros que, em 1826, iniciaram a Colônia de Três Forquilhas, situada no litoral norte do Rio Grande do Sul.


Obras Literárias:

  • Três Forquilhas - 1826 - 1899, Fase de Formação da Colônia. Fonte, Gráfica e Editora - Curitiba, PR, 1992.
  • Três Forquilhas. O Livro que Padre Benini Quis Escrever. Livreto Popular n° 01. Italprint Gráfica e Editora, Curitiba - PR, 1992.
  • Três Forquilhas - 1900 - 1949, Tempos de República. Italprint Gráfica e Editora, Curitiba - PR, 1993.
  • Gente de Dois Mundos. 25 Anos da Colônia Japonesa de Itati. Livreto Popular nº 02. Italprint, Gráfica e Editora, Curitiba - PR, 1993.
  • Missionárias na Solidão de Três Forquilhas. As Irmãs Escolares de Nossa Senhora. Livreto Popular n° 03. Italprint, Gráfica e Editora Ltda. Curitiba - PR, 1994.
  • Uma Gravata Vermelha Pro Padre. Um Episódio do Cerco da Lapa. Folheto Popular nº 04. Italprint, editora e Gráfica Ltda. Curitiba - PR, 1994.
  • Afrodescendentes da Colônia Alemã de Três Forquilhas. Revista de Estudos Teológicos da Escola Superior de Teologia - Vol 41, nº 02 - São Leopoldo - RS, 2001.
  • Município de Itati. Monografia publicada na Enciclopédia dos Municípios, da Academia de Letras dos Municípios do Rio Grande do Sul - ALMURS, Porto Alegre - RS, 2006.
  • Vae Victoribus. Tramas, traições e armações no mundo da política. A Tomada de Conceição do Arroio. No livro Meu Município Fonte de Inspiração, páginas 61 a 69. Edições Caravelas, Porto Alegre - RS, 2007.
  • De Pés e a Ferros. O Início da Colonização Alemã no Vale do Rio Três Forquilhas. Coleção Memórias da Figueira, Volume I, Editora AVBL, São Paulo - SP, 2009.
  • Sangue de Inocentes. Episódios da Guerra dos Farrapos. Coleção Memórias da Figueira, Volume II. Editora AVBL, São Paulo - SP, 2009.
  • Dos Bugres aos Pretos. A Tragédia de Duas Raças. Coleção Memórias da Figueira, Volume III. Editora AVBL, São Paulo - SP, 2009.
  • Amores da Guerra. Histórias da Guerra do Paraguai. Coleção Memórias da Figueira, Volume IV. Editora AVBL, São Paulo - SP, 2010.
  • Face Morena. A Miscigenação Cultural e Étnica na Colônia Alemã de Três Forquilhas. Coleção Memórias da Figueira, Volume V. Editora AVBL, São Paulo - SP, 2011.

Obras em fase final de redação:

  • Os Peleadores. Episódios da Revolução Federalista no Rio Grande do Sul. Coleção Memórias da Figueira, Volume VI.
  • E a Vida Continua. O drama humano diante de violência, da enchente e do flagelo da cólera. Coleção Memórias da Figueira, Volume VII.

((REFERÊNCIAS)) 1 A História da Imigração no Brasil - Volume 2 - Academia Brasileira de História, Cultura, Genealogia e Heráldica - Página 357 - Graphset Gráfica e Editora Ltda, São Paulo - SP.

The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
Élio Eugênio Müller is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Élio Eugênio Müller
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes